Sandwich Harbour – Um Pedacinho da Costa dos Esqueletos

A Costa dos Esqueletos da Namíbia é uma das regiões que ficaram conhecidas no período das grandes navegações, como uma das partes de mar mais difíceis de serem navegadas. A região é formada por dunas gigantescas que acabam no mar.

IMG_4626

Acontece que, nessa região, as dunas são espécies de icebergs. O que vemos na costa é a apenas a pontinha, já que as dunas se prolongam embaixo da água. Com a maré, essa parte submersa vai se movimentando, deixando praticamente impossível de saber a profundidade segura para navegação. Como resultado, muitos e muitos navios encalharam por lá.

Aí imagine que você sobreviveu ao naufrágio, conseguiu nadar até a costa e dá de cara com um deserto, cheio de dunas altas com areia fofa. Pouquíssimas pessoas sobreviviam. Daí o nome Costa dos Esqueletos.

6176643808_IMG_9340

Embora hoje em dia apenas uma parte do norte da costa tenha sido transformada no Skeleton Coast Park, a costa dos esqueletos original engloba quase todo o litoral da Namíbia, inclusive uma parte ao sul de Walvis Bay, chamada Sandwich Harbour.

E, diferente das partes do Skeleton Coast Park, Sandwich Harbour pode ser facilmente alcançada desde Swakopmund ou Walvis Bay, com jeeps 4×4. Muitas agências de turismo da região oferecem esse passeio e é mesmo a melhor forma de conhecer o lugar.

6176643808_IMG_9382

É preciso ter um guia que consiga se localizar nas dunas, que saiba dirigir na areia fofa e que conheça os melhores pontos para mostrar as paisagens.

A costa da Namíbia é banhada por uma corrente fria do Oceano Atlântico que vem do sul do Chile. Quando os ventos quentes do deserto entram em contato com o ar frio do mar, formam-se nevoeiros constantes. Então, é bem comum pegar o lugar com pouco sol e visibilidade.

No passeio, além das dunas, é possível encontrar alguns animais selvagens que se adaptaram à vida no deserto, como raposas, antílopes, além do geeko, um lagartinho que tem habitat natural nas dunas.

Nós vimos até um esqueleto humano. De início pensamos que era de uma vítima de naufrágio, mas ele pertenceu a uma mulher de uma tribo de pescadores que faziam comércio na região.

6176643808_IMG_9305

Os passeios saindo de Swakopmund podem durar o dia inteiro ou apenas um período. Nós fizemos um combinado de passeio de barco pela manhã e passeio pelas dunas à tarde. Como já tínhamos visto bastante deserto em Sossusvlei antes, meio dia foi suficiente para curtirmos a região.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s