Passeio de Barco em Arraial do Cabo

Aproveitando nossa estadia em Búzios, fomos para Arraial do Cabo. Eu sempre via fotos do mar de lá e ficava impressionada com a beleza, mas a má fama da muvuca das praias sempre me fez deixar a vontade de conhecer pra depois.

Como estaríamos tão pertinho, dessa vez não deixei passar e fui atrás de pesquisar a melhor forma de conhecer a região. Não precisou de muito para decidir que o melhor seria fazer um passeio de barco, por várias razões. Primeiro porque a faixa das praias em si não é o mais bonito do lugar, mas sim o mar. Segundo porque a areia é meio superlotada, principalmente em janeiro, quando iríamos. Terceiro porque, com um passeio de barco, poderíamos passar por vários lugares em uma só tarde, inclusive a Praia do Farol, que não dá pra chegar de carro.

image1

A dúvida agora era: privativo ou regular? Já falei muitas vezes aqui o quanto prefiro sempre optar por passeios mais privativos e chegar nos lugares fora do horário de pico. Na minha opinião, a experiência nos lugares (principalmente quando tem natureza envolvida) é outra quando estamos com menos gente e sem aquela superlotação/barulho em volta.

Seguindo esse (meu) raciocínio, acho que o passeio de barco privativo em Arraial só vale caso você consiga sair bem cedo, tipo 1 hora antes do horário em que começam os passeio de escuna/saveiro. Desse jeito, você não estará sozinho somente nos trajetos, mas também os próprios lugares a serem visitados estarão consideravelmente mais vazios.

Nós estávamos em Búzios, que até Arraial vai bem uma horinha de carro na alta estação. Ou seja, para sair com o barco por volta das 08:00/08:30, teríamos que acordar muito cedo. Além disso, estávamos apenas em dois, o que ia fazer o preço por pessoa do passeio privativo subir demais em consideração ao passeio regular.

Bom, o que não tem remédio remediado está e lá fomos nós no passeio da geral. Dei uma pesquisada no Tripadvisor e a empresa com melhores reviews era a do Saveiro Don Juan. Além disso, o passeio da manhã deles parte às 08:30, bem antes dos outros. Acho que vale bem a pena caso esteja hospedado em Arraial. Nós pegamos o passeio das 12:30 e confesso que o barco foi bem mais tranquilo do que eu esperava. Sem gritaria, sem farofa, sem gente no microfone gritando pra pedir animação. Comparando com as outras escunas que vimos no trajeto, nosso barco era o céu na terra.

A primeira parada foi na Ilha do Farol. O lugar é surreal. Foi nosso primeiro contato com as águas cristalinas das praias de Arraial, que variam entre tonalidades de azul e verde que nunca tinha visto no Brasil. Não fossem as legendas em português, você poderia jurar que está no Caribe.

image6

Sem nenhum filtro,  sem nenhum retoque e tirada do celular

A  Ilha do Farol é controlada pela Marinha, que permite o acesso apenas de um número limitado de pessoas por hora. A única forma de chegar até a praia é de barco e só as embarcações autorizadas podem atracar na praia. Quando nosso barco chegou, a praia já estava com o número máximo de visitantes, então precisamos esperar um pouco para obter autorização para chegar até a areia. A espera não foi esforço nenhum, já que o barco atracou perto de umas pedras e pulamos naquela água linda ali mesmo.

image7

Praia do Farol

Depois de um tempo, o bote nos levou até a Praia do Farol, onde pudemos ficar por 40 minutos. A área é protegida e apenas o canto esquerdo da praia é liberado para o banho. Tente andar até mais a ponta, que fica mais vazia, já que a maioria das pessoas para logo onde o banho começa a ser permitido. Vale a pena, porque a praia é considerada uma das mais lindas do Brasil.

image1

Sozinha no canto esquerdo da Praia do Farol

Saindo da Praia do Farol, passamos pela Fenda de Nossa Senhora dos Remédios. Diz a lenda que ali foi encontrada uma imagem da santa de mesmo nome, há muito tempo atrás.

image5

De lá, fomos em direção à Gruta Azul. Nessa parte do passeio, você sai do Caribe e é jogado direto no Mediterrâneo. O azul da água e as rochas subindo do mar me lembraram muito Capri.

image4

Gruta Azul

Esse dois pontos são vistos apenas de dentro do barco, sem parada para mergulho. Depois disso, o barco ruma para as Prainhas do Atalaia, outra enseada famosa e linda de Arraial. A mesma cor esverdeada de água que tira o fôlego. As chamadas prainhas, na verdade, são uma praia só que se subdivide em várias faixas de areia na maré alta.

image3

Atalaia

Nosso barco parou no canto esquerdo da praia, bem pertinho de onde fica a Gruta do Amor. Ali conseguimos aproveitar o mar com menos gente do que exatamente na frente da praia, além de termos conhecido a gruta. Quando a maré está baixa, é possível entrar caminhando na gruta e foi o que fizemos. Infelizmente, estávamos sem máquina pra registrar.

image9

Canto esquerdo da Prainha do Atalaia

Nosso passeio incluía ainda a Praia do Forno, mas, como pegamos muita fila para descer na Ilha do Farol, essa praia ficou de fora do nosso roteiro. Uma outra opção para conhecer a Praia do Forno é chegando por seu mirante. Uma trilha liga a Praia dos Anjos à Praia do Forno e o visual da trilha, pelas fotos que vi, é lindo demais! Caso o seu passeio de barco passe pela Praia do Forno, pode ser uma boa opção pedir para ficar por lá e depois voltar à Praia do Anjos pela trilha.

Por mais que não seja o esquema de viagem que eu mais ame, gostei muito de Arraial do Cabo. Fiquei muito feliz de ter conhecido essas praias tão lindas!

Advertisements

2 thoughts on “Passeio de Barco em Arraial do Cabo

  1. Pingback: Búzios em poucos dias | Diários de Férias

  2. Don Juan tuor e fantastico para orientar turistas em arraial do cabo quando viajo para arraial me sinto no Caribe não existe lugar mais bonito na região dos lagos pra visitar como arraial do cabo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s