Alcântara – A Cidade que Parou no Tempo

Pesquisando sobre as atrações de São Luís do Maranhão, quase todos os relatos de viagem indicavam um bate-e-volta para Alcântara. Uma cidade antiga com alguns casarios bem conservados e outros em total ruína? Óbvio que entrou no roteiro.

img_9520-small

img_9551-small

Logo que você chega em Alcântara a sensação é de voltar no tempo. A imensa maioria das casas é em estilo antigo, as ruas são de paralelepípedo e a ausência de pessoas e carros na rua só aumenta a impressão de cidade cenográfica. 

Para ver o mapa no GMaps, clique aqui.

O barco atraca no Porto Jacaré e ali há um centro de informações turísticas onde você pode comprar sorvete e água. É bom se prevenir porque a cidade fica bem na linha do equador e é muito, muito quente!

img_9534-small

Ruas de Alcântara

De lá é só subir a ladeira principal e você encontrará Praça da bonitinha Capela das Mercês. Seguindo reto no caminho principal, você já estará na Praça da Matriz.

img_9539-small

Praça da Matriz

Ali estão as ruínas da antiga Igreja São Matias (Século XVII) e o pelourinho onde eram castigados os escravos, rodeados por antigas casas da elite da cidade. Uma delas abriga a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, mas que ainda guarda algumas características da antiga penitenciária que era.

img_9541-small

Ruínas da Igreja Matriz

Em uma dessas casas fica o Museu Histórico de Alcântara, também um casarão conservado com móveis de época. Bem parecido com o Museu Histórico e Artístico de São Luís, embora eu tenha gostado mais da estrutura e da guia desse último.

img_9540-small

Câmara e Prefeitura

De lá, seguimos em direção à Igreja Nossa Senhora do Carmo, não tanto pela igreja, mas porque ali na frente estão as ruínas do que seriam dois palácios de barões da época. No auge de Alcântara, Dom Pedro II prometeu uma visita à cidade e os barões começaram uma espécie de disputa na construção de palácios para ver que hospedaria o convidado nobre. No final, a visita nunca aconteceu e sobraram apenas as ruínas das construções.

img_9566-small

Para quem gosta de ruínas, é um prato cheio, principalmente porque algumas delas parecem molduras para o mar.

img_9580-small

img_9585-small

A uns 4 quarteirões, fica a Casa de Cultura Aeroespacial, um museu bem simples que explica o funcionamento e tem alguns objetos do Centro de Lançamentos de Alcântara, criada em 1989.

img_9589-small

A cidade foi escolhida para basear o centro por estar localizada a apenas 2 graus da Linha do Equador, o que ajuda no lançamento de foguetes.

img_9588-small

De lá, voltamos para a área da Praça Matriz. Em uma das suas travessas, em direção ao mar, está a Ermida de Nossa Senhora do Desterro, localizada em um mirante com vista para a Baía.

img_9527-small

Mirante da Igreja

Quase em frente à ermida está o Restaurante Cantaria, considerado um dos melhores da cidade. A especialidade é o peixe na telha (que estava bem gostoso), mas o melhor mesmo foi a mesinha montada no mirante com essa vista durante o almoço.

img_9598-small

Nada mau almoçar com essa vista

Foi o tempo certinho para voltarmos ao cais e pegar nosso barco de volta à São Luís. Não deixe de experimentar o doce de espécie, típico do Maranhão e vendido na lanchonete que fica no cais. Uma espécie de bolinho de coco, muito gostoso.

img_9516-small

Doce de espécie

Como Chegar

Se estiver pelo centro histórico de São Luís um dia antes, vale a pena comprar com antecedência o seu ticket para algum dos barcos no Cais da Praia Grande (ele fica na Avenida Vitorino Freire, quase na altura da Rua Portugal).

É difícil comprar no dia porque os horários de saída e retorno variam conforme a maré e conforme o barco. Nós partimos de São Luís às 09:30, nosso barco saiu de Alcântara às 14:30 e foi tempo bem suficiente para termos visto bem a cidade.

O ticket de ida e volta custou R$20,00 cada trecho. Um dos barcos (o  Luzitana) tem um site com previsão de horários.

Advertisements

One thought on “Alcântara – A Cidade que Parou no Tempo

  1. Pingback: São Luís do Maranhão | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s