Xangai em 1 Dia

Como falei no post de Hong Kong, minha passagem pelo sul da China foi express e eu fiquei em Xangai só um dia.

IMG_2489 (Small)

Cheguei bem cedinho no aeroporto e peguei o Maglev, o trem rápido que sai do aeroporto de Pudong (fique esperto pois Shangai tem 2 aeroportos internacionais) e vai até a estação de metrô Lonyang Road. De lá dá pra fazer conexão com as linhas 2 e 7 de metrô. Ah, quando falo rápido para o Maglev, é rápido mesmo. São 430 km/h. Vale tanto pela experiência, quanto pela rapidez de deslocamento.

De lá foi só pegar o metrô até a estação Nanjing East Road. Meu hotel ficava na Nanjing Road, a principal rua comercial da cidade, que mescla bem alguns elementos tradicionais chineses com a modernidade de letreiros de neon. Eu visitei de dia e de noite por causa da localização do hotel, mas, se não for seu caminho, deixe para conferi-la à noite.

IMG_7095 (Small)

Nanjing Road iluminada

Desci a Nanjing Road inteira até a Bund, a avenida que beira do Rio Huangpu e tem como principal atração a vista cartão postal da cidade. Do outro lado do rio está o skyline modernoso de Pudong. Você provavelmente já viu alguma foto dele em algum lugar.

IMG_7023 (Small)

Skyline de Pudong visto da Bund

Mas não é só a vista de Pudong que é atração na Bund. A área da Bund foi concedida aos britânicos após o fim da Guerra do Ópio e era um dos portos internacionais mais importantes da época. Seu desenvolvimento foi grande e na avenida à beira do rio foram sendo construídos diversos prédios com arquitetura tradicional.

IMG_2497 (Small)

Bund

Andei a Bund quase inteira e foi um testinho de paciência. A China já é cheia, mas no único dia em que eu iria estar em Shangai era feriado nacional. O turismo interno chinês é muito grande e massificado e a Bund é um dos cartões postais do país. Foram muitos empurrões, pisadas de pé e milhares de fotos com chineses.

IMG_7026 (Small)

Todo mundo querendo uma foto do skyline

Não é novidade pedirem para tirar fotos comigo em países asiáticos, mas esse dia chegou a ser desesperador, eu andava uns 20 metros e parava pra tirar foto. Quando eu descolei um pedacinho livre na multidão pra tirar uma foto minha no skyline, um chinês não esperou nem o clique. Já foi logo apoiando em mim e pedindo pra eu olhar pra foto dele rs! Foi tão trágico que até o gringo que ia bater a fot pra mim riu e registou o momento.

IMG_2500 (Small)

Photobombed

Saindo de lá cruzei para a área de Pudong. É possível atravessar o rio por várias formas, de metrô, de taxi ou pelo sightseeing tunnel, construído para turistas e que li as piores recomendações hehe. Eu usei muito taxi porque eles são baratos e domingo não tinha trânsito, mas caso você esteja no meio da semana, acho que o metrô é a alternativa mais rápida de chegar nos lugares.

Para ver o mapa no GoogleMaps, clique aqui.

Voltando ao assunto de Pundong, a área tem muitos prédios altos e vários deles possuem observatórios. O mais famoso é, obviamente, o da Pearl Tower, mas pesquisando sobre as várias opções acabei decidindo pelo prédio do World Financial Center – WFC por várias razões.

IMG_2509 (Small)

Vista do observatório do WFC

A principal é que a Pearl Tower fica ali bem pertinho e pode ser vista desde o WFC. Acho que o skyline de Shangai sem seu prédio símbolo na paisagem perde um pouco a graça. Outro prédio lindo que pode ser visto do WFC é a Jin Mao Tower.

IMG_2511 (Small)

Jin Mao visto de cima

Outra razão que me fez bater o martelo pelo WFC é que tinha lido que ele possui uma espécie de passarela flutuante.

IMG_7050 (Small)

Observatório do WFC com seu chão de vidro

Olhando para o skyline de Pudong, o WFC é um prédio que parece um abridor de latas, com um quadrado vazado em seu topo. E é nessa parte de cima do quadrado de está a plataforma de observação e seu chão é de vidro.

Saindo de Pudong, voltei para a outra margem do rio, mas um pouco mais para o sul. Dessa vez, fui conhecer a parte antiga da cidade, mais especificamente ao redor do Yu Garden. O jardim foi construído em 1559 e até hoje conserva traços super típicos da arquitetura chinesa e princípios do feng shui.

IMG_2523 (Small)

Yu Garden

Dentro do jardim está a tradicional casa de chá Huxinting Chashe, do início do século 18. O chá mais famoso é o de flor de jasmin e claro que não deixei passar a oportunidade.

IMG_7065 (Small)

Arquitetura tradicional na Huxinting Chashe

IMG_7061 (Small)

Ao redor do jardim está um mercado, com muitas casas em arquitetura típica. A área foi bombardeada na 2ª Guerra Mundial e posteriormente reconstruída para turistas. Embora não seja a coisa mais autêntica que você vá ver na China, é uma boa oportunidade para deixar de lado a parte moderna e mergulhar um pouco no clima tradicional chinês.

IMG_7071 (Small)

Construções ao redor do Yu Garden

Quando escureceu foi hora de voltar para a Bund, para ver dessa vez o skyline iluminado, que é tudo o que você pode esperar e muito mais.

IMG_7082 (Small)

Bund à noite – foto ruim do celular

Tinha pegado a dica de tomar pelo menos um drink no Vue Bar, o bar que fica no topo do Hyatt. Embora o lugar seja inteiro fechado de vidros – não há um terraço – a vista é privilegiada mesmo. Além da área de Pudong, é possível ter uma visão panorâmica dos prédios da Bund.

IMG_7089 (Small)

Região de Pudong vista do Vue Bar

Outros dois restaurantes famosos (que não conhecemos) são o M on the Bund e o Mr. and Mrs. Bund.

Duas atrações que ficaram faltando no meu roteiro foram o bairro francês e a Praça do Povo. O bairro francês corresponde ao centro da antiga concessão francesa e ali estão algumas construções art déco, além de muitos restaurantes, bares e cafés. Quase o oposto, já com as linhas mais sóbrias da arquitetura típica comunista, a Praça do Povo abriga o Museu da Cidade, o Grande Teatro e o Museu de Arte.

Minha passagem por Shangai foi muito rápida, mas gostei muito. Se alguma vez voltar para esses lados, com certeza vou querer repetir a visita para conhecê-la melhor!

 

One thought on “Xangai em 1 Dia

  1. Pingback: Hong Kong em 1 Dia (e duas noites) | Diários de Férias

Leave a Reply

