Nikko – Patrimônio da Humanidade

Nikko é uma das cidades históricas mais famosas do Japão, com diversos templos espalhados por florestas montanhosas. O melhor? Pode ser visitada com um bate-e-volta desde Tóquio. Apesar de não ser tão ali do lado (leva umas 2 horas para chegar), os trens são ótimos e a viagem não é cansativa.

A maioria das construções de Nikko datam da era feudal, especialmente do shogunato de Tokugawa Ieyasu, que estabeleceu esse sistema de governo por 250 anos e foi enterrado na cidade. Em 1634 seu neto deu início à construção de um mausoléu e um santuário, o Tosho-gu.

O santuário TOSHO-GU é a atração mais famosa de Nikko e definitivamente vale o bate-e-volta desde a capital. A entrada do santuário pelo torii gigante no meio das árvores já é linda e lá dentro há um complexo de prédios com arquitetura muito bonita.

IMG_3278 (Small)

Na entrada estão 3 armazéns sagrados e no topo de um deles há 3 macaquinhos gravados: o que não vê, o que não ouve e o que não fala. Você sabia que esses macaquinhos são símbolos budistas e não foram inventados pelo seu whatsapp?

IMG_3247 (Small)

Armazéns da entrada

IMG_3249 (Small)

Eles não vieram do whatsapp!

À esquerda de quem passa pelo segundo torii está o salão Honji-do, famoso pelo dragão que ruge. No teto do salão há um dragão chorando pintado e os visitantes são dispostos embaixo dele. Os monges, então, batem com dois paus bem embaixo da boca do dragão e o eco faz parecer que a figura está rugindo. O interessante é notar que se os paus forem batidos em qualquer outro lugar do salão, o barulho não é feito de volta.

O principal e mais bonito prédio do complexo é o Yomei-mon. Ele estava em reforma quando fomos e mesmo assim achei a fachada linda demais, com folhas de ouro e pinturas coloridas. Aliás, os templos de Nikko estão passando por uma profunda reforma desde 2013, que tem previsão de término apenas em 2020.

IMG_3272 (Small)

Yomei-mon

Saindo do Yomei-mon ainda passamos por alguns outros salões e pegamos o caminho de pedras que leva até o mausoléu de Ieyasu. Apesar da tumba não ter nada demais, a paisagem até lá (escada acima) recompensa o esforço!

IMG_3264 (Small)

IMG_3269 (Small)

Além do Tosho-gu outros templos famosos de Nikko são o Rinno-ji, o Futarasan-jinja e o Taiyuin-byo (que abriga o neto de Ieyasu e é conhecido por ser o Tosho-gu em escalas menores). Nós nos demos por satisfeitos apenas com a entrada no Tosho-gu.

IMG_3242 (Small)

Pagoda no caminho para o Tosho-gu

Ali pertinho do Tosho-gu fica a SHINKYO, ponte de madeira vermelha símbolo de Nikko e que é uma reconstrução da original do século 17.

IMG_3289 (Small)

Outro lugar muito legal que visitamos foi o ABISMO KANMANGA FUCHI, um caminho de pedras que beira um rio e é ladeado por estátuas jizo. Os jizo são estátuas de pedra do protetor budista dos viajantes e das crianças.

IMG_3281 (Small)

Jizos

O musgo verde na pedra e os tricozinhos vermelhos nas estátuas dão ao lugar um clima meio misterioso. Soma-se a isso a lenda de que, se você contar as estátuas na ida e na volta, você sempre chegará a um número diferente, o que deu ao origem ao apelido de Bake-jizo (jizo fantasma). Medinho hehe!

IMG_3280 (Small)

 Como chegar e se locomover em Nikko

Para chegar até Nikko pegamos o shinkansen Tohoku de Tóquio até Utsonomiya (livre para quem tem JR Pass – 54 minutos) e em Utsonomiya mudamos para um trem normal até Nikko (740 yen – 45 minutos).

Da estação de trem, pegamos um ônibus (World Heritage Meguri Bus) até o ponto Shinkyo (a ponte vermelha). De lá, fizemos tudo a pé: visitamos a ponte, o Tosho-gu e o abismo, inclusive voltamos andando para a estação de trem (que fica a uns 20 minutos de caminhada da região dos templos).

3800_transport_1605

Fonte: japan guide

Fique atento porque a maioria dos templos só fica aberta até às 16:00

Para quem vem da modernidade de Tóquio, Nikko é um choque de tradição, o que deixa a visita muito interessante!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s