Tóquio – Tsukiji Fish Market, Shibuya Crossing e Genki Sushi

Nosso segundo dia começou muito cedo, porque queríamos ver o leilão de atuns do TSUKIJI FISH MARKET – o mercado de peixes de Tóquio. O mercado é o maior da cidade e é de lá que saem os peixes que abastecem a maioria dos restaurantes da cidade. O tradicional leilão de atum tem início a partir das 05:25 da manhã. Os peixes – gigantes, que chegam a pesar até 200kg – são expostos para que os interessados possam analisá-los, cheirá-los e até arrancar pequenos pedaços. Feitas as escolhas, começa o leilão.

IMG_2658 (Small)

Um dos atuns comprados pelos comerciantes do mercado

Um grupo máximo de 120 turistas pode acompanhar toda a movimentação de lugares delimitados, sem utilizar os flashes das máquinas. Um primeiro grupo de 60 visitantes é admitido entre 05:25 e 05:50 da manhã, enquanto um segundo grupo assiste o leilão entre 05:50 e 06:15. As senhas são distribuídas a partir das 05:00 no Kachidoki Gate. Entretanto, como as filas são longas, para que você garanta uma das 120 senhas é recomendável chegar entre 03:00 e 04:00 da manhã.

Nós fomos em uma terça-feira, chegamos às 03:30 da manhã e as senhas já tinham acabado! Até pensamos em voltar outro dia, mas achamos que não ia valer a pena acordar tão cedo de novo, sem a garantia de que conseguiríamos ver o leilão.

Decidimos, então, voltar mais tarde para o mercado, após às 09:00, quando a área de venda de peixes no atacado abre aos turistas. Antes das 09:00 é o horário de pico das compras e vendas e os turistas não são permitidos para não atrapalhar os locais. Você entenderá quando entrar: são centenas de pequenas lojinhas dispostas em ruazinhas estreitas, com vendedores e carrinhos passando para lá e para cá.

IMG_2678 (Small)

A maior e mais interessante parte é mesmo a de peixes (e lulas, mariscos, caranguejos etc), mas também há uma parte menor onde são vendidas frutas, vegetais e utensílios domésticos.

Mercado

Vale a pena se perder entre as diversas barracas da área de peixes e ver a enorme variedade que é vendida por lá.

IMG_2672 (Small)

IMG_2641 (Small)

Uma das coisas mais interessantes é ver os comerciantes cortando os (enormes) atuns comprados no leilão pela manhã. Às vezes chega a ser necessário duas pessoas para destrinchar o peixe.

IMG_2648 (Small)

Muita coisa é aproveitada, inclusive os olhos dos atuns.

IMG_2676 (Small)

Outra visita imperdível no mercado é a área dos restaurantes. Ali são tirados sushis e sashimis com os produtos fresquinhos comprados pela manhã. Todos os restaurantes são excelentes e bem concorridos e você provavelmente enfrentará alguma espera para conseguir sua mesa.

Os mais famosos são o Sushi Dai e o Daiwa-Zushi, mas suas filas são bem longas. Caso você consiga ver o leilão de atuns, uma boa tática é já correr para os restaurantes logo após seu término (pra quem chegou lá às 03:00, seis da manhã já é hora do almoço rs!). Se você não for tão cedo, após às 13:00 as filas também diminuem bastante.

IMG_7273 (Small)

Sushi fresquinho no mercado de peixes

O mercado de peixes fica fechado de domingos e em algumas quartas. Fique esperto porque de sábado a procura pelo leilão sobe consideravelmente. A estação de metrô Tsukiji Shijo fica colada no mercado e não é servida pela JR (a estação JR mais próxima é a Shimbashi – a uns 10/15 minutos andando). Caso você queira ver o leilão, precisará pegar um táxi, por causa do horário.

Nossa ida ao mercado nesse dia foi proposital. Tínhamos visto na previsão do tempo que choveria muito a manhã toda e começo de tarde, então fizemos uma programação mais indoor. Como terminados nosso almoço no mercado por volta das 13:00, demos uma pesquisada no que mais poderíamos fazer em lugares cobertod até passar a chuva e fomos visitar a NAKANO BROADWAY, uma rua coberta repleta de restaurantes.

IMG_7300 (Small)

Nakano Broadway

Mas o interessante mesmo do local é a loja Madarake, um dos principais destinos dos fãs de mangás. A loja é enorme. Nosso interesse era mesmo turístico, mas caso você goste do assunto, pode perder horas lá dentro. No shopping onde fica a Mandarake há diversas outras lojinhas relacionadas ao tema. Muitas vendem bonecos para os quais o cliente escolhe tudo: sexo, modelo e cor de olho, cabelo etc.

IMG_7309 (Small)

Uma das muitas prateleiras da Mandrake

Ali na região há várias lojas de games, de produtos de desenho animado e ficamos por lá curtindo essa cultura bem forte ainda entre os jovens japoneses.

IMG_7282 (Small)

IMG_7278 (Small)

No final da tarde a chuva já tinha parado e fomos para um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: o SHIBUYA CROSSING.

O bairro de Shibuya inteiro é colorido, moderno e lotado, mas é no cruzamento que fica logo em frente à saída Hachiko da estação Shibuya (Yamanote Line da JR) que essas características ficam mais evidentes e concentradas. O local é uma espécie de Picadilly de Tóquio e por lá passam mais de 3 milhões de pessoas por dia!

IMG_2715 (Small)

Shibuya Crossing

Nós chegamos no final da tarde para vê-lo de dia e à noite, mas também porque é no horário da saída do trabalho (entre 18:30 e 19:30) que o cruzamento fica mais cheio.

IMG_9453

IMG_7384 (Small)

No meio do caos!

Para ter uma visão panorâmica do cruzamento é só subir no 2º andar da Starbucks. Os balcões ficam colados no vidro e você pode tomar um café enquanto observa o movimento.

IMG_2704 (Small)

Cruzamento visto da Starbucks

Ah! Saindo da estação, antes de chegar no cruzamento, você passará pela estátua do famoso cachorrinho que dá nome à saída Hachiko do metrô. Para quem não conhece a história, Hachiko esperava todos os dia seu dono voltar do trabalho em frente à Estação Shibuya e continuou a fazê-lo mesmo após anos de seu falecimento.

IMG_2681 (Small)

Hachiko

Ali pertinho do Shibuya crossing está um dos restaurantes mais legais de Tóquio: o Genki Sushi. Como o nome diz, especializado em sushis, o restaurante não possui garçons e é todo automatizado. A recepcionista te dirige ao seu lugar, onde você fará tudo sozinho. Na sua frente há uma televisão (onde vc fará seu pedido) e dois andares de esteira, pelos quais os sushis deslizam até parar na pessoa que pediu.

IMG_7567 (Small)

Na independência do Genki Sushi

Tudo bem simples, prático e gostoso!

Veja também:
Tóquio – Informações Práticas
Tóquio – Parque Ueno, Parque Yoyogi, Shinjuku e Lojas de Departamento
Tóquio – Treino de Sumô, Teatro Kabuki, Ginza, Templo Senso-ji, Yanaka e Roppongi Hills
Tóquio – Imperial Palace, Templo Zozo-ji, Tokyo Tower, Akihabara
Tóquio – Omotesando e Harajuku

Advertisements

5 thoughts on “Tóquio – Tsukiji Fish Market, Shibuya Crossing e Genki Sushi

  1. Pingback: Tóquio – Omotesando e Harajuku | Diários de Férias

  2. Pingback: Tóquio – Informações Práticas | Diários de Férias

  3. Pingback: Tóquio – Imperial Palace, Templo Zozo-ji, Tokyo Tower e Akihabara | Diários de Férias

  4. Pingback: Tóquio – Treino de Sumô, Teatro Kabuki, Ginza, Templo Senso-ji, Yanaka e Roppongi Hills | Diários de Férias

  5. Pingback: Tóquio – Parque Ueno, Parque Yoyogi, Shinjuku e as Lojas de Departamento | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s