Nem só de praias vive o Rio!

Uma ótima opção para quem quiser variar um pouco do programa carioca típico é escolher uma das várias trilhas pela cidade.

Optamos pela Trilha do Mirante do Telégrafo, que fica na Barra de Guaratiba (zona oeste do Rio), pertinho da restinga da marambaia e do restaurante Bira (que falamos neste post aqui!).

Deixamos o carro no final da estrada Burle Marx e pegamos um mototaxi até o começo da trilha (daria para ir a pé, mas este pedaço não tem nada de muito bonito e é bem íngreme). Somente depois que já estávamos lá, vimos que tinha a opção de deixar o carro mais perto do começo da trilha – na rua Almirante Carlos Tinoco tinha até um estacionamento. Esta opção com certeza é bem mais segura do que a fizemos!

A trilha é moderada – embora tenhamos levado só meia hora para chegar no seu ponto mais alto, deu para cansar bastante!

trilha1

Achei que faltou sinalização (tivemos que prestar bastante atenção para não nos perdemos na volta)… Mas, apesar disto, o guia não é essencial e fomos sozinhos mesmo. Para quem preferir (ou estiver sem carro), há diversas empresas que organizam o passeio.

Depois da subida, todo esforço é recompensado pela vista das praias mais selvagens do Rio:

trilha4

E, lá em cima, ainda tem a famosa pedra que rende fotos ótimas.

trilha2

trilha3

Eis aqui um dos motivos pelos quais a trilha ficou tão famosa: embaixo da pedra parece que há um penhasco – mas é só ilusão de ótica! Bater a foto não é arriscado quanto pode parecer a primeira vista.

Um programa ótimo  – e não tão demorado – para quem quiser sair do lugar comum quando estiver passeando pelo Rio! Recomendamos!