Grand Canyon e Hoover Dam

Informações Gerais Sobre o Grand Canyon – Que Parte Conhecer?

Nós optamos por visitar o Grand Canyon a partir de Las Vegas, numa jornada bate-e-volta no mesmo dia, por terra.

Basicamente, há 4 partes principais do Grand Canyon: o South Rim, o North Rim, o Inner Canyon e o West Grand Canyon.

O South Rim, o North Rim e o Inner Canyon fazem parte do Grand Canyon National Park:

O South Rim  é a parte mais acessível do parque e fica aberta o ano todo. É possível chegar de carro praticamente até a borda e depois visitar sua extensão à pé ou pelos shuttles.

O North Rim  fica aberto apenas de maio a outubro e tem acesso mais difícil, a 354km de carro da entrada do South Rim.

O Inner Rim é a parte de dentro do Grand Canyon e, a partir das bordas, pode ser acessada apenas a partir de trilhas à pé ou com mulas. Também é possível acessá-lo por meio de passeios no Rio Colorado.  Alguns passeios de helicóptero que saem de Las Vegas também pousam no Inner Rim, mas é necessário checar se eles entram pela parte do Grand Canyon West, que fica dentro de uma reserva indígena. Os passeios que saem do Soutth Rim e do North Rim, administrados pelo parque, fazem apenas sobrevoo. Na parte de planejamento de viagem do parque é possível obter mais informações sobre as trilhas

Por fim, há a parte do Grand Canyon West, que fica dentro de uma reserva indígena e não é administrada pelo parque. É ali que fica a famosa Grand Canyon Skywalk, uma passarela de vidro que se projeta por cima do Inner Rim. O maior ponto positivo de visitar essa parte é que ela é a mais perto de Las Vegas, a apenas 195km, o que faz uma viagem bate-e-volta ser muito mais tranquila. Outro ponto positivo, claro, é a Skywalk, oferecida como diferencial em relação às outras bordas. Por outro lado, há quem diga que o vidro da passarela é tão riscado que a visão do Grand Canyon lá embaixo fica embaçada. Há quem diga, também, que o panorama geral do Grand Canyon West não é tão bonito quanto o do South Rim e do North Rim. Eu, sinceramente, acho que todos os panoramas são muito parecidos.

Nós optamos por conhecer o South Rim, num bate-e-volta feito de Las Vegas. Vou dar detalhes sobe ele mais adiante, mas antes a Hoover Dam, que fica no caminho entre Vegas e o South Rim.

Visitando a Hoover Dam

Saindo de Las Vegas e pegando a Rota 93, já a caminho do Grand Canyon, em cerca de 50Kms passa-se por cima da Hoover Dam, a gigantesca represa do Rio Colorado que fica entre os estados de Nevada e Arizona.

IMG_0949 (800x533)

Com 200 metros de altura e mais de 350 metros de largura, ela é a responsável pelo abastecimento da cidade de Las Vegas.

IMG_0939 (533x800)

Embora seja legal, uma para rápida para observar a arquitetura já é suficiente e o passeio não toma tanto tempo. Como a represa fica literalmente NO caminho para o Grand Canyon, não é necessário qualquer desvio para passar por ela.

IMG_0944 (800x533)

Caso tenha interesse na engenharia e funcionamento da mega construção, é possível visitar o Centro de Visitantes ou realizar um tour pela planta baixa, com acesso aos geradores. Mais informações aqui.

Grand Canyon – O South Rim

Como optamos por conhecer o South Rim num bate-e-volta, precisamos acordar muito cedo para dar conta de tudo o que estava programado para o dia. Por volta das 7am já estávamos saindo de Las Vegas para pegar a estrada. Depois de passar pela Hoover Dam e ainda fazer um desvio para a Rota 66 (post aqui), finalmente chegamos à borda sul do Grand Canyon.

DSC00419 (800x451)

Na estrada, antes de chegar.

Essa parte é bem turística e tem uma ótima infraestrutura. É possível parar o carro no estacionamento que fica muito perto da rua de pedestres que margeia toda a borda. Na altura da vila, é possível andar à pé pela margem do canyon e há vários pontos de observação legais. No começo, assusta um pouco, pois não há nenhuma barra de proteção.

Grand Canyon - Soth Rim

Clique para aumentar

Quando fomos, ali quase em frente ao estacionamento uma pedra se salientava para dentro do canyon e era possível caminhar sobre ela. Não sei se ainda é permitido, mas se for, a vista de lá é muito legal (também não há qualquer barra ou equipamento de proteção, então ter cuidado é extremamente necessário).

DSC00420 (800x451)

Olhando para o Grand Canyon do Visitor´s Centre e rumando para a direita, a rua de pedestres leva à Pipe Creek Vista (cerca de 1.4 kms), que não difere muito da vista de quem  olha da parte em frente ao estacionamento. É possível chegar até lá também com o shuttle da linha laranja.

IMG_1088 (800x533)

Tomando o rumo da esquerda, chega-se à Yavapai Observation Station (1.1 km). Além da vista, esse centro oferece descrições geológicas da área e sua formação.

IMG_1087 (800x533)

Nós andamos mais um pouquinho até o ponto de onde sai o shuttle vermelho, que passa pela Hermitage Road e leva a diversos pontos mais à esquerda, que não podem ser acessados à pé. Fomos de shuttle só até o Powell Point, de onde é possível avistar o Rio Colorado lá embaixo, embora bem do alto. Com exceção do rio mínimo lá embaixo, a vista não difere em nada da parte mais perto do Visitor’s Centre.

IMG_1113 (800x533)

Como não é todo mundo que se dispõe a ir até esse lado, estávamos completamente sozinhos. Se tiver pique, ainda há outros pontos de observação mais à esquerda ainda, mas acabamos desistindo porque achamos que não iríamos ver nada de tão diferente assim e ainda precisaríamos voltar para Las Vegas naquele dia.

IMG_1107 (800x533)

Powell Point

Saímos do Grand Canyon já no final da tarde e colocamos no GPS a rota mais rápida para Las Vegas, onde dormimos. No caminho, ainda passamos pela Hoover Dam iluminada.

IMG_1123 (800x533)

O bate-e-volta para o South Rim é cansativo e o mais recomendável é um pernoite por lá. Mas, tirando evitar o cansaço da viagem, acredito que um pernoite por lá não traga outras vantagens. Isso porque, caso seu interesse seja apenas ficar pela borda, depois de algumas horas não há muito mais o que fazer além de apreciar a vista. Entretanto, caso queira fazer alguma das trilhas para o Inner Rim, a hospedagem é necessária e pelo menos 2 dias no parque são recomendáveis.

Nosso trajeto total foi o seguinte. Saindo de Vegas, seguimos pela rota 93. Na cidade de Kingman, desviamos para Rota 66 (fizemos o desvio porque queríamos conhecer a estrada – post aqui -, mas é possível e mais rápido pegar direto a Rota 40 em Kingman). Seguindo na Rota 66, volta-se naturalmente para a Rota 40. Aí é só seguir por ela e pegar a saída para a Rota 64, seguindo reto até a entrada do Grand Canyon (S. Entrance Rd).

Vegas Grand Canyon

Para ir ao mapa interativo do GMaps, clique aqui.

Veja também:

A Costa Oeste dos Estados Unidos – Roteiro e Informações Gerais

Costa Oeste: 2 ou 3 Dias em Los Angeles

Costa Oeste – Los Angeles a Las Vegas de Carro: Calico Ghost Town

A Rota 66

Costa Oeste – Venice Beach e Santa Mônica

Costa Oeste – Malibu, Santa Bárbara, Solvang, San Luiz Obispo e Morro Bay

Costa Oeste – Big Sur e Carmel by the Sea

Costa Oeste – Vale do Silício

Costa Oeste – 3 ou 4 Dias em San Francisco

Advertisements

9 thoughts on “Grand Canyon e Hoover Dam

  1. Pingback: Costa Oeste: 2 ou 3 Dias em Los Angeles | Diários de Férias

  2. Pingback: A Costa Oeste dos Estados Unidos – Roteiro e Informações Gerais | Diários de Férias

  3. Pingback: Costa Oeste – Los Angeles a Las Vegas de Carro: Calico Ghost Town | Diários de Férias

  4. Pingback: Costa Oeste – Venice Beach e Santa Mônica | Diários de Férias

  5. Pingback: Costa Oeste – Malibu, Santa Bárbara, Solvang, San Luiz Obispo e Morro Bay | Diários de Férias

  6. Pingback: Costa Oeste – Big Sur e Carmel by the Sea | Diários de Férias

  7. Pingback: Costa Oeste – Vale do Silício | Diários de Férias

  8. Pingback: Costa Oeste – 3 ou 4 dias em San Francisco | Diários de Férias

  9. Pingback: A Rota 66 | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s