Estrada Real – Cidades Históricas de Minas Gerais – Nosso Roteiro

Por volta do século XVIII, estava no auge a exploração de minas do Estado de Minas Gerais. Embora a Coroa Portuguesa cobrasse um tributo sobre todos os minérios extraídos, a existência de muitos caminhos de evacuação dificultava a fiscalização. Tal fato levou a Coroa Portuguesa a determinar que o ouro e os diamantes deixassem as terras mineiras apenas por trilhas outorgadas pela realeza, que receberam o nome de Estrada Real.

O primeiro caminho ligava a cidade de Paraty à Villa Rica, hoje Ouro Preto (Caminho Velho). Posteriormente, a Coroa criou um trajeto mais seguro e rápido de Ouro Preto ao porto do Rio de Janeiro (Caminho Novo). Com a exploração de diamantes, surgiu outra trilha que ligava Diamantina a Ouro Preto (Caminho dos Diamantes). Há, ainda, o Caminho do Sabarabuçu, mais curto, utilizado para exploração da Serra da Piedade.

Cabe ao visitante escolher qual caminho quer trilhar. Uma consulta a esse site pode ajudar muito.

Nós optamos pelo mais tradicional, o trecho norte do Caminho Velho, que passa por várias cidades históricas de Minas, assim poderíamos aliar um passeio 4×4 com o meu interesse e da Karine por história.

caminho velho

Nosso percurso foi feito pela própria Estrada Real (de Ouro Preto até Tiradentes), que é de terra/lama em muitos pontos. No site de turismo da estrada tem até umas planilhas, se você quiser ir seguindo os caminhos em forma de rally, mas como algumas das planilhas não davam tão certo assim e não tínhamos lá muito tempo pra ficar nos perdendo, acabamos fazendo com o GPS mesmo – nesse caso, é imprescindível habilitar a opção estrada de terra.

Entretanto, caso seu carro não seja 4×4 ou você não queira ficar sacudindo muito, é perfeitamente possível fazer o deslocamento entre as cidades pelas partes asfaltadas da Estrada Real e sair para outras estradas principais nas partes de terra. Aliás, esse é o caminho natural do GPS na rota mais rápida.

Nós fizemos a viagem no feriado de Tiradentes (4 dias), saindo de São Paulo e indo até Ouro Preto por rodovia normal, voltando pela Estrada Real até Tiradentes e de Tiradentes para São Paulo em rodovia normal. Nosso roteiro (original) ficou assim:

Dia 1 – São Paulo/Ouro Preto. Chegando em Outro Preto, visitar a Mina da Passagem – aprox. 667kms

Dia 2 – Outro Preto, Congonhas, dorme em Entre Rios – aprox. 100kms

Dia 3 – Entre Rios (comer no Café com Prosa), Lagoa Dourada (comer rocambole), Prado, Tiradentes  – aprox. 100kms

Dia 4 – Tiradentes (city tour de meio dia) e retorno a São Paulo – aprox. 480kms

*coloquei as distâncias pelas estradas regulares.  

mapa geral

O link do mapa com o trajeto sugerido pelo Google Maps está aqui.

Os posts detalhados de casa cidade chegam na sequência. Ouro Preto (aqui), Entre Rios, Lagoa Dourada e Prados (aqui) e Tiradentes (aqui).

Advertisements

3 thoughts on “Estrada Real – Cidades Históricas de Minas Gerais – Nosso Roteiro

  1. Pingback: Estrada Real – Ouro Preto e Mina da Passagem | Diários de Férias

  2. Pingback: Estrada Real – Entre Rios, Lagoa Dourada e Prados | Diários de Férias

  3. Pingback: Estrada Real – Tiradentes | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s