Mini Guia de Restaurantes de SP – COMIDA BRASILEIRA

A categoria do nosso mini guia de restaurantes em São Paulo agora é COMIDA BRASILEIRA. São muitas opções, que delícia!

Para as nossas considerações gerais sobre essa série, pedimos que leiam esse post aqui!

Você é apaixonado por comida brasileira? Nós também! Vem ver nossas indicações:

Brasil a Gosto

Reconhecidamente um dos melhores restaurantes da cidade, fica numa ruazinha sem muito movimento nos Jardins. Tem um ambiente super acolhedor e uma comida impecável. Embora não seja muito barato, vale a pena conhecer. Site aqui.

BrasilAGosto

Foto do site oficial

Bolinha

A feijoada do Bolinha é uma instituição em São Paulo. Meus pais iam muito quando eu era pequena, mas acabamos perdendo o costume. Acho que por um motivo: a feijoada é ótima, mas há outras feijoadas tão boas quanto em São Paulo, por um preço mais em conta. Hoje em dia, eles são cadastrados no Grubster, o que pode deixar o custo/benefício um pouco mais equilibrado, com os 30% de desconto. Site aqui.

Capim Santo

O Capim Santo é o restaurante principal da Chef Morena Leite, que também é responsável pelo Santinho (buffet dento do Instituto Tomie Ohtake). O restaurante conta com um ambiente lindo (principalmente na parte do jardim a céu aberto) e as comidas são excelentes, sempre com um toque brasileiro. As sobremesas também são deliciosas e valem as calorias. No almoço, é servido um buffet, que tem espera longa durante os finais de semana. O jantar é à la carte e mais tranquilo. Site aqui.

capimsanto

Jardim do Capim Santo – foto do site oficial

Coco Bambu

Confesso que não tive uma boa experiência nesse restaurante. Eu não como de jeito nenhum o camarão quando as costas não são abertas para retirada daquele filete preto. Sempre me certifico com o garçom e, pra nossa surpresa, eles não limpavam. Perguntei se ele poderia ver com o chefe a possibilidade de limpar para o meu prato e a resposta foi negativa. Má vontade à parte, acho que um restaurante desse porte, especializado em frutos do mar, deveria limpar todos os camarões. De qualquer forma, nós fomos logo no lançamento (e não voltamos mais rsrs), pode ser que tenham mudado. De qualquer forma, muita gente fala maravilhas, então ele entrou aqui na lista. O site oficial estava dando erro, então coloco esse aqui.

Colher de Pau

Esse restaurante de comida brasileira que fica na Mário Ferraz tem um ambiente simples, mas uma varanda gostosa para os dias de sol. Os pratos são grandes, encorpados e muito gostosos, tipicamente nordestinos, sem muitas invenções (é uma filial de uma casa cearense). O camarão gratinado é dos deuses. Site aqui.

Consulado da Bahia

Outro restaurante simples, que fica na Rua dos Pinheiros, mas que serve uma comida muito boa. Eu adoro o acarajé de lá, mas também tenho lá minhas restrições, especialmente em relação ao camarão (que também não é limpo). Site aqui.

gallery_big_img_14

Foto do site oficial

Consulado Mineiro

Praticamente uma instituição em São Paulo, a casa especializada em comida mineira vive cheia. A unidade mais gostosa (e mais cheia) é a da Praça Benedito Calixto, mas há ainda mais duas: outra em Pinheiros e uma no Itaim. A comida é típica, sem tentativas de reinventar a roda. Para passar uma tarde inteira comendo e tomando cerveja. Site aqui.

???????????????????????????????

Delícia – foto do site

Dalva e Dito

É o restaurante de comida brasileira do chef Alex Atala. É lindo, mas não achei a melhor comida do mundo e tenho vários amigos que compartilham da mesma opinião. Pode ser uma boa opção para petiscar e tomar algumas caipirinhas. Aos sábados, acontece a galinhada, das 24:00 às 03:00. A galinha é servida em forma de buffet na própria cozinha do restaurante. Cada um levanta da mesa (às vezes, compartilhada) e se serve. Depois de comer, todo mundo descer pro samba que rola no andar debaixo, inclusive o próprio Alex. Embora a galinhada também não seja a melhor do mundo, nem o samba um programa para ser repetido sempre, vale a pena para conhecer. Site aqui.

galinhada

Foto do nosso insta.

Mocotó

Esse restaurante fica meio fora do eixo gastronômico de São Paulo, mas garanto que o percurso valerá a pena. Serve comida nordestina, de comer ajoelhado. Quando fomos, estávamos em uma turma grande. Cada um pediu um prato e fomos provando um pouquinho de cada um. Todos estavam maravilhosos! Gente, é sério, essa comida é muito boa. O problema é que, sendo assim tão bom (e o melhor, muito barato), as filas são absurdamente longas. Nossa estratégia foi chegar às 11:30 e esperar numa fila do lado de fora para poder entrar logo no horário de abertura do restaurante. Caso contrário, sua espera pode facilmente girar em torno de 2 a 3 horas. Site aqui.

Não deixe de pedir os dadinhos de tapioca com geléia de pimenta para petiscar.

Não deixe de pedir os dadinhos de tapioca com geléia de pimenta para petiscar.

 – Esquina Mocotó

O Esquina Mocotó fica ao lado do Mocotó e é a segunda casa do grupo. Enquanto no Mocotó o chef Rodrigo Oliveira executa os pratos nordestinos característicos, a ideia do Esquina é inovar um pouco mais. Nunca fui, mas estou louca para conhecer e já deixo aqui como indicação porque essa casa não tem como decepcionar. Site aqui.

** Para ver as outras categorias é só clicar nesses links: badaladinhos, alta gastronomia, comida árabe, carnes, comida variada, comida oriental/asiatica, comida francesa, hamburguerias, pizzarias, comida italiana.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s