Bratislava – a parada obrigatória do leste europeu

Fomos para Bratislava em setembro de 2014, durante a viagem pelo leste europeu. Por ser bem próxima das cidades famosas do leste – fica a 62km de Viena e a 200 de Budapeste – a cidade é um roteiro bem comum de bate-e-volta ou para dormir um dia.

O nosso caso, resolvemos passar a noite por lá no caminho entre Viena e Budapeste. A cidade é realmente uma graça e em um dia ou dois dá mesmo para conhecer os principais pontos tranquilamente. 

Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia. É a capital mais nova da Europa, tendo se tornado capital logo após a separação da Tchecoslováquia em 1993. A moeda é o Euro e a língua eslovaco (nos locais turísticos todos falam inglês).

Nós estavamos de carro, mas dá pra ir de ônibus, trem e, de Viena, também é uma ótima opção ir de barco pelo Danúbio (a rota custa cerca de 30 euros ida e volta e demora cerca de 1h30).

Se estiver de carro e vier de fora do país, é necessário comprar o Vignette. É um selo de pedágio pra colar no vidro que é exigido também em outros países da Europa. Deve ser adquirido nas fronteiras ou senão em qualquer posto de gasolina (sempre há um logo após o cruzamento da fronteira).

Chegamos em Bratislava por volta de 10h30 da manhã e já fomos direto para o centro antigo que foi todo restaurado e parece de brinquedo.

DSC01897

Há vários bares, restaurantes, barraquinhas com comidas típicas e o que chama mais atenção são as estatuas de bronze espalhadas pelas ruas.

DSC01901

A mais famosa delas fica em uma esquina da praça central. Chama-se “Cumil, o operário” e sai do chão, de dentro de um bueiro.

foto 1

Logo ao lado está a Schöne Nazi, estátua feita em homenagem a um morador que teria vivido na cidade no começo do século XX e que costumava saudar a todos com seu chapéu.

DSC01907

Ainda no centro, vale dar uma passada na Catedral Saint Martin. A igreja é simples se comparada às demais da Europa, mas é famosa por ter sido local de coroação de imperadores na época do Império Austro-Hungaro entre os séculos XVI e XIX.

DSC01952

Acabado o passeio no centro, voltamos a atenção para a atração mais conhecida da cidade, o Castelo de Bratislava cuja vista nos acompanhou durante todo o passeio no centro.

O castelo fica no topo de uma colina e é famoso por ter abrigado a dinastia dos Habsburgos quando Bratislava era sede das coroações da realeza. A construção foi destruída por um incêndio em 1811 e permaneceu em ruínas até o inicio dos projetos de restauração em 1953, já sob o domínio comunista da União Soviética. Hoje, abriga museus de história, arqueologia e  música.

DSC01923

Para chegar lá do centro, é possível pegar um ônibus, trólebus ou um dos simpáticos carrinhos de turismo que ficam espalhados pelas ruas.

DSC01922

Como já era fim de tarde, resolvemos deixar a subida ao castelo para o dia seguinte e fomos ve-lo de cima. Pegamos o carro que havíamos deixado nos arredores do centro e seguimos para o que parecia ser o melhor view point da cidade, o Observatório U.F.OO local fica no topo da Ponte Nova (Nový Most), uma construção bastante chamativa sob o Danúbio e que data dos tempos do comunismo.

ufo

Hoje abriga um restaurante de cozinha internacional bem bonitinho com um terraço que, de fato, oferece lindíssimas vistas do centro.  O acesso é feito pela base da ponte, do lado oposto ao do centro e, caso não queira entrar no restaurante, é possível subir só para ver a vista.

foto 4

foto 2

DSC01940

DSC01925

Dormir em Bratislava foi bom, pois deu pra ver a cidade iluminada pela noite. O branco do castelo parecia ainda mais branco com as luzes.

DSC01943

No dia seguinte pela manhã passamos no Castelo de Bratislava e seguimos rumo a Budapeste com a certeza de que a parada valeu super a pena!

DSC01954

DSC01945

Mais dicas de Viena aqui e de Budapeste aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s