O Básico de Madri

** Esse post faz parte da série Europa em 20 Dias.

Nosso giro de 20 dias pela Europa começou por Madrid e, por pura opção (não é minha cidade preferida), foi a cidade grande que ganhou menos tempo do nosso roteiro.

Chegamos em Madrid às 9:00am e já partimos em direção à Puerta del Sol, região em que ficava nosso hostel. Chamava Hostal Olivier, mas as instalações eram realmente beeeem simples, como era só por uma noite, não quisemos investir tanto $. 

Como o hostel era muito perto do metrô e chegamos de manhã, usamos esse meio de transporte para o trajeto aeroporto/hotel (o aeroporto de Barajas tem metrô, é só seguir as placas).

Caso você chegue de madrugada, horário em que o metrô não funciona, há o ônibus Express Aeroporto, que funciona 24h por dia e se conecta às estações Cibeles e Atochá. O trajeto dura cerca de 40 minutos.

Foi o tempo de deixar as malas, tomar um banho rápido e já saímos para turistar. Por proximidade, nossa primeira parada foi a própria praça da Puerta del Sol, onde fica a escultura do Urso y El Madroño, símbolo de Madrid.

IMG_6355 (800x533)

No centro da praça, fica a estátua de Carlos III. Outro ponto interessante é o ex-prédio dos Correios, construído em tijolos. Hoje em dia abriga o Ministério do Interior. Fora do prédio, está um símbolo no chão que marca o ponto zero de todas as estradas da Espanha.

Da própria praça, fomos descendo à pé pela Calle de Alcalá, onde fica o bonito prédio do Instituto Cervantes.

Se continuar pela rua, chegará à Praça Cibeles, uma das mais lindas da cidade. No centro da praça está a Fonte de Cibeles e ao fundo o Palácio de Cibeles, sede da Prefeitura de Madrid. É o local onde a torcida do Real Madrid comemora as vitórias do time.

IMG_6361 (800x533)

Continuando mais dois quarteirões pela mesma rua chega-se à Puerta de Alcalá, antigo portão de entrada da cidade, todo insculpido em granito e rodeado de flores.

IMG_6366 (800x533)

A puerta fica muito pertinho do Parque del Retiro. Fomos caminhando por dentro dele em direção ao Palácio de Cristal, atração super conhecida da cidade.

IMG_6380 (533x800)

IMG_6382 (800x533)

Do parque, fomos andando pelo lindo Passeo del Prado (avenida cercada de árvores) até o Museu del Prado e passamos o resto do dia por lá. Não deixe de visitar as galerias de Goya e Velázquez, que são muito completas.

***

O dia seguinte foi dedicado a explorar a parte que fica à esquerda do mapa da Puerta del Sol.

Pulamos da cama bem cedo e fomos descendo a Calle Mayor em direção à própria Plaza Mayor. Aproveitamos um dos muitos cafés com mesinhas no pátio da praça para tomar nosso desayuno por lá.

IMG_6394 (800x533)

Ali pertinho fica o El Rastro, mercado de pulgas que acontece todos os domingos de manhã. Como calhou de estarmos ali bem naquele dia, acabamos dando uma passada.

IMG_6441 (800x533)

Nossa próxima parada seria a Catedral de La Almudena e o Palácio Real. Como disse, pulamos da cama bem cedo mesmo e entramos no palácio no horário de abertura, o que nos poupou das longas filas que se formam por lá no verão e nos permitiu conhecer o lugar praticamente sozinhos. Como o palácio é usado atualmente apenas em cerimônias reais, é possível conhecer diversos aposentos e a visita é bem interessante.

IMG_6411 (533x800)

Catedral de Almudena

IMG_6424 (800x533)

Palácio Real

Na frente do palácio, fica a Plaza de Oriente, que vale uma passadinha rápida.

IMG_6413 (533x800)

Saindo do palácio e andando um pouco para a esquerda, já é possível entrar nos Jardins de Sabatine, que oferecem uma vista linda do palácio.

IMG_6419 (800x533)

Na  parte de trás do palácio, ficam os jardins do Campo del Moro, esses bem maiores, com diversos jardins, fontes e construções. Quando fomos, a única porta aberta era a bem atrás de quem olha o palácio da entrada, então tivemos que dar uma caminhadinha boa, circulando quase todo o parque.

IMG_6459 (800x533)

De lá, pegamos um ônibus em direção ao Templo de Debod.  Coloquei aqui só para constar, porque mesmo eu que sou fascinada pela civilização egípcia achei que não valeu tanto a pena.

IMG_6450 (800x533) IMG_6454 (800x533)

Saindo do templo, passamos na Plaza de Espanha, que é ali pertinho e bem bonita. A estátua no monumento é de Miguel de Cervantes, que observa a estátua de bronze de Dom Quixote, uma de suas criações.

IMG_6455 (800x533)

Da Plaza de Espanha pegamos a Grand Via e fomos voltando em direção à Puerta del Sol. Essa rua, criada em 1910, abriga os primeiros arranha-céus de Madrid, com destaque para o lindo Edifício Metrópole. A essa hora, se você estiver seguindo nosso roteiro, já vai estar verde de fome, então dá para aproveitar e fazer uma boquinha em um dos muitos restaurantes da rua.

IMG_6448 (800x533)

Nosso trem (noturno) para Barcelona partia só às 22:00, então ainda tínhamos algum tempo na cidade. Os planos originais eram visitar o Reina Sofía, mas estávamos muito cansados e resolvemos mudar o roteiro. Se tiver mais tempo na cidade, não deixe de visitar. É um dos principais museus do mundo e abriga o famoso quadro de Pablo Picasso, Guernica.

Nós optamos por conhecer outras duas atrações da cidade.

A primeira foi a Plaza de Toro. Não entramos e nem optamos por ver nenhuma tourada por eu ser contra o “esporte”. De qualquer forma, a praça tem uma arquitetura bem típica espanhola e vale a visita (estação Ventas do metrô).

IMG_6469 (800x533)

A segunda foi o Estádio Bernabéu, sede do Real Madrid. Para chegar até lá pegamos o metrô até a estação com o mesmo nome do estádio. O tour é bem completo e é possível passar pelas arquibancadas, pelo campo, pelos vestiários, pelas sala de troféu e sala de entrevistas. Achei bem interessante.

img_6480

Ali pertinho, tem um El Corte Inglés, loja de departamentos gigante espanhola que tem tudo e mais um pouco. Para as mulheres, o andar de maquiagem é uma perdição. Ficamos lá até o começo da noite e voltamos para o hotel pegar as malas.

Era hora de partir para estação de trem. Nossa noite seria no trem noturno com destino a Barcelona.

Advertisements

2 thoughts on “O Básico de Madri

  1. Pingback: Barcelona, a cidade de Gaudí. | Diários de Férias

  2. Pingback: Europa em 20 Dias – Considerações e Roteiro | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s