Côte D’Azur – Dicas Práticas

A Côte D’Azur ou Riviera Francesa é a parte de praias do país banhada pelo Mar Mediterrâneo e considerada um dos destinos mais requintados da Europa. A cor azul do mar é realmente maravilhosa, mas algumas praias de pedra podem decepcionar os brasileiros.

Em termos de atrações turísticas, não há um grande volume de coisas a explorar na região. O turismo por lá consiste em aproveitar a praia, comer bem e descansar.

DSC04941 (800x451)

O planejado era passarmos uma semana na região, mas, por vários imprevistos, tivemos que voltar um pouco antes, o que reduziu nosso tempo para 3 dias e meio. No papel, pareceu muito pouco, mas deu para explorar bastante coisa (deixando de lado as praias de Nice e Cannes e a parte do descansar hehe).

Decidimos, nesses 4 dias, fazer Nice, Cannes, Mônaco e St. Tropez. Eu achei que o plano era arrojado (mesmo pra nós, que geralmente fazemos as coisas rápido), mas acabou dando tempo de fazer essas 4 cidades e, de lambuja, ainda passamos por St. Paul de Vence e Eze. Nosso roteiro ficou assim:

Domingo – Voo Barcelona/Nice. Almoço e resto do dia em St. Tropez.

Segunda – Cannes e St. Paul de Vence

Terça – Mônaco e Eze

Quarta – Nice. No final da tarde voo de retorno ao Brasil.

DSC_4407 (800x534)

Chegando Lá

Para chegar até lá, a melhor forma é pegar um voo até Nice. Na alta temporada, os voos não se limitam a sair de Paris, saem de várias cidades da Europa.

Outra opção para quem estiver em Paris é pegar um trem. A jornada dura 5h30m e custam de 40 a 100 euros, o que acaba tornando mais atraente procurar uma low cost que faça o percurso aéreo.

Explorando a Região

Transporte Privado

Nós optamos por alugar um carro, mas há quem torça o nariz para essa forma, por causa do trânsito que pode se formar nas estradas. Apesar disso, eu acho o carro ótimo. É o único meio de transporte que vai te levar até todas as cidades. O trem limita-se a algumas delas, os ônibus também.

Mesmo que você alugue um barco ($$), algumas cidadezinhas medievais não tem acesso pela água, como é o caso de St. Paul de Vence.

Uma estratégia pode ser mesclar o trem com o carro, deixando o aluguel apenas para os dias em que for a cidades não servidas pelo transporte público.

Transporte Público

A opção da maioria das pessoas que deixa passar o carro é fazer os trajetos de trem. Fincando base em Nice, é perto e rápido o deslocamento para Cannes e Mônaco. Não é possível, porém, chegar de trem até St. Tropez, Eze e St. Paul de Vence.

Para chegar a St. Tropez, há ferrys que fazem o trajeto desde Nice, como a Trans Côte D’Azur.

Outra opção é o ônibus Lignes d’Azur. Ele vai até Eze, mas, dando uma pesquisada no site achei somente Vence e não St. Paul de Vence.

Quando Ir

Por ser basicamente um região de praias, a Côte D’Azur vale ser conhecida no calor. A alta temporada está nos meses de julho e agosto, meses em que há mais animação e, consequentemente, mais lotação e preços maiores.

Os meses de junho e setembro também são bons meses para conhecer a região. Por estarem perto do verão europeu, são ensolarados e com temperatura agradável. Por ser fora dos meses de férias, contam com preços mais baixos e locais mais vazios. Mas atenção: se estiver atrás da agitação da região (como nos beach clubs em St. Tropez), você poderá se decepcionar um pouco …

O Que Conhecer

Apesar das cidades não terem tantas atrações turísticas assim, vou fazer um post específico para cada uma delas, contando os locais pelos quais passamos.

Advertisements

2 thoughts on “Côte D’Azur – Dicas Práticas

  1. Pingback: St. Tropez – Mar Azul e Beach Clubs | Diários de Férias

  2. Pingback: Cannes e St. Paul de Vence | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s