Ilhas Maurício

O relato das Ilhas Maurício destoa um pouco dos demais posts aqui do blog! Resorts super luxuosos daqueles que se vai pra descansar muito não costumam ser meu destino preferido de viagem, mas, para a ocasião, o lugar foi perfeito! Eu e o Joaquim passamos lá a nossa lua-de-mel em outubro de 2009.

Optamos pelo destino porque, como bons viajantes que perdem uma oportunidade de conhecer lugares novos, queríamos emendar a viagem típica de lua-de-mel com um destino mais agitado. Dividimos, então, o período que tínhamos entre Ilhas Maurício e África do Sul (post aqui).

Fomos de South African Airways, com uma conexão em Johanesburgo. Fechamos o hotel e transfers direto com uma agência no Brasil, mas é possível reservar direto com o hotel.

Maurício é um país insular do Oceano Índico, uma ilhota ao lado da África que tem como vizinhas as famosas ilhas Madagascar e Seychelles. Pode ser visitada em qualquer período do ano, pois as variações climáticas são pequenas. O clima é mais quente e úmido no verão (dez a mar) e mais fresquinho e seco no inverno (jul a set), mas não chega a fazer aquele frio que atrapalha a praia. Por concentrar o maior período de chuvas, acho que valeria só evitar os meses de dezembro a março.

A ilha foi descoberta por portugueses, colonizada por holandeses, controlada por franceses e, por fim, dominada por britânicos, que lá ficaram até a independência do país em 1962. Por conta desta mistura, os idiomas oficiais são inglês, francês e o dialeto crioulo local.

A maior parte do país tem descendência indiana, pois após a abolição da escravatura no país, muitos indianos buscaram lá uma oportunidade de trabalho. Há, também, uma considerável comunidade chinesa e muitos muçulmanos. A mistura pode ser vista nas ruas onde templos hindus dividem espaço com uma infinidade de mesquitas e igrejas.

“Turisticamente” falando, o que Mauricio tem mesmo de melhor são as praias. A maior parte dos resorts está localizada no norte do país e, embora as praias sejam oficialmente públicas, seguranças dos hotéis garantem extraoficialmente a privacidade dos trechos de areia em frente de cada hotel.

Nessa viagem, as praias e o hotel foram as grandes atrações.

Ficamos no The Residence, considerado o melhor hotel da Ilha (para quem acompanha o blog, sabe que não costumo usar esse tipo de critério nas viagens comuns…rsrsrsr).

DSC00082

DSC00200

O hotel fica a uns 50 minutos de carro do aeroporto e é uma atração à parte. Mordomo particular, massagens orientais, serviços aquáticos incluídos (Jet ski, canoagem etc) e, é claro, restaurantes MARAVILHOSOS, cada um com um tipo de comida e apresentações típicas toda noite.

Confesso que esse negócio de mordomo particular foi too much, pois o nosso ficava o tempo inteiro perguntando se queríamos algo…depois de um tempo ele viu que íamos nos virar bem sozinhos e foi menos solícito!

DSC00290

Ali, o mordomo!

Como sabíamos que cansaríamos logo de ficar fazendo nada, tratamos de fechar alguns tours.

Fizemos um passeio de lancha atrás de golfinhos e baleias! Vimos vários golfinhos e chegamos super perto de uma família de baleias…pena que, de tão impressionada com o tamanho delas, não consegui tirar fotos boas.

 DSC00153 DSC00235

No dia seguinte, marcamos um passeio para conhecer Ils aux Cerf , uma ilhota paradisíaca, propriedade particular de um hotel. No percurso de barco, fomos fazendo paradas para mergulho e avistamos mais alguns golfinhos. O lugar é mesmo lindo, as águas azul turquesa ficam mais evidentes pois a ilha dividiu-se em dois pedaços abrindo um canal de águas rasas que dá pra atravessar a pé.

???????????????????????????????

DSC00262 DSC00252

Peguei uma foto do site de turismo da ilha que mostra uma vista de cima…mto lindo!

ile-aux-cerfs

vista de cima da Ils aux Cerfs – site http://mauritiusattractions.com

No caminho de ida do hotel ao porto de onde pegaríamos o barco, passamos de carro por Port Louis, a capital do país…pelas ruas deu pra perceber que a prédios modernos dividem espaço com uma infinidade de mesquitas e templos hindus.

DSC00393

Para a noite, havíamos fechado um tour pela cidade próxima ao hotel, pois, naquele dia, estava sendo comemorado o Diwali, o festival das luzes indiano.

Trata-se de uma festa religiosa hindu comemorada uma vez por ano para celebrar uma batalha de deuses que representou a destruição das forças do mal. Nesta data, as pessoas colocam as melhores roupas, enfeitam as casas com muitas luzes, soltam fogos e dividem doces.

Fomos com um casal de brasileiros que conhecemos por lá. Tenho que confessar que foi um passeio meio micão! Rsrrss… as ruas realmente estavam iluminadas, mas, como já era tarde, poucas pessoas estavam nas ruas.

DSC00297

Casa enfeitada para o Diwali…nada muuito emocionante.

Paramos para tirar foto de uma casa e o dono veio todo contente nos convidar para entrar na casa. De acordo com o guia, recusar o convite e a comida oferecida era falta de educação. Entramos então na casa, conhecemos a família toda do sujeito, devia ter umas 20 pessoas, tirando os vizinhos que foram chegando para ver de perto os “gringos”. Depois de muitas fotos, vieram a coca-cola quente e os doces. Minha cara na foto diz tudo sobre o gosto da iguaria mauriciana…rsrsrsr era uma massa frita e molenga com um recheio estranho e gosmento.

 DSC00301

Depois da “experiência” local que no final virou motivo de muitas risadas, fomos de volta pro hotel, loucos por uma refeição vip.

Os outros passeios oferecidos (visita ao Jardim Botanico, visita a um parque de tartarugas gigantes e crocodilos, aquário, fabrica de chá), não nos interessaram muito, preferimos curtir mais o hotel, aproveitar as atrações (wakeboard, caiaques, mergulhos) e descansar para a metade mais agitada  da lua-de-mel.

     DSC00311 DSC00339 DSC00367

Advertisements

5 thoughts on “Ilhas Maurício

  1. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

  2. Olá!

    Eu achei seu blog por acaso procurando por matérias sobre ilhas paradisíacas. Acabei achando muito legais os posts e adorando a simplicidade do blog.

    Escrevo pra vocês nessa matéria porque sou fotógrafo e moro em Ilhas Maurício desde o começo de 2016. Descobri que aqui está sendo um destino muito procurado por brasileiros, tem muita gente descobrindo esse paraíso. Eu também estou descobrindo a ilha. Tenho muitas fotos das paisagens daqui e em meu trabalho como fotógrafo profissional muitas vezes faço sessões com casais em lua de mel. Então pensei em entrar em contato com vocês para perguntar se vocês não tem interesse em fazer um novo artigo sobre a Ilha Maurícia e publicar umas fotos daqui. Eu, com isso, poderia ter meu trabalho divulgado para seus leitores que, por ventura, queiram explorar o paraíso do lado de cá do globo e que talvez queiram um “fotógrafo-guia”, alguém que fale português e que possa facilitar algumas coisas por aqui, além da possibilidade de fechar um ensaio fotográfico com quem fale a mesma língua e já conheça a ilha.

    Bom, é isso… em caso de interesse, me escrevam que podemos pensar num artigo com idéias bem legais pra publicação.

    Desejo tudo de bom pra vocês!

    Pedro Cunha
    http://www.photopedrocunha.com
    http://www.facebook.com/photopedrocunha

      • Oi Karine!

        Nossa, o tempo passou e nem notei sua resposta aqui.
        Tem algum email que eu possa me comunicar com você e conversar sobre algumas proposta que pensei?

        Um abraço!

    • Quero ir pra ilha em fevereiro, lua de mel tb. Queria saber, no the residence ou shangrila, o custo de alimentacao e atracoes é muito alto? Os pacotes dos hoteis variam entre 25 e 35 mil, mas queria saber quanto eu gastaria a mais em 14 dias por ai.. mergulhos, jantares e atracoes.. e fotos com o pedro cunha.. rsrs abraços

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s