Varadero, Cayo Blanco e Cayo Largo

Para chegar à península, a maioria dos turistas usa um ônibus turístico que vai passando em vários hotéis de Havana e depois passa em vários hotéis em Varadero. Como já tínhamos tido a experiência (demorada) do ônibus vindo do aeroporto, perguntamos no hotel de quanto tempo era o trajeto e eles nos informaram que um pouco mais de 3 horas. Como Varadero fica a aproximadamente 1:30 de Havana, decidimos ir de táxi. Tinha falado com uma amiga que vai bastante para lá a trabalho e ela tinha dado a dica do táxi e do preço justo a pagar: 80 CUCs (em 2012). Suamos para conseguir um taxista que topasse aquele preço, mas achamos. No final, nosso taxista era bem legal e foi nos contando várias coisas sobre o regime da ilha, como funciona para trocar de carro, de casa, etc. Valeu muito a pena. A estrada também é boa e sem sustos.

Em Varadero, não tem muito o que fazer. A maioria dos hotéis é no esquema resort all inclusive. Uma coisa bem caribe mesmo. Nós tínhamos reservado o Meliá Paradisus, mas deu overbooking e fomos parar no Sandals Royal Hicacos. A estrutura do hotel não era ruim. Ficamos impressionados com o número de canadenses. Eu odiei a comida (mas depois li que a maioria das pessoas reclama da comida dos hotéis de Varadero – acho que não é um problema exclusivo do Sandals).

** se optar por esse hotel, tente já fazer reserva para os restaurantes com antecedência. Nós não tínhamos reserva para a primeira noite e acabamos no buffet, que consegue errar a mão até no macarrão!!

*Obs. Débora: eu fiquei no Hotel Barlovento. Achei bom, mas também na medida do possível e considerando os padrões cubanos – a comida definitivamente não é o forte e a infra estrutura deixa muito a desejar, mas achei razoável.

o guarda-sol dá uma boa ideia da estrutura do lugar!rs

Minha impressão sobre Varadero é a seguinte: a praia é linda, mas não mais linda que outras do Caribe. Nós fomos a Cuba para conhecer Havana, Varadero veio de bônus. Se o seu foco é praia, acredito que valha mais a pena escolher algum outro país do Caribe, que tenha hotéis com melhores infra-estruturas.

IMG_5847 (800x533)

No hotel, era possível pegar caiaques, pedalinhos e barquinhos para dar uma volta.

DSC01828 (800x451) DSC01865 (800x451)

Se não quiser ficar limitado ao seu resort, os próprios hotéis vendem passeios para outras ilhas (chamadas Cayos) perto de Varadero. As mais famosas são Cayo Largo e Cayo Blanco. É possível também conhecer outras cidades, como Cárdenas e Matanza. O nosso hotel oferecia até um passeio de uma dia a Havana.

Nós pegamos um que incluía uma visita a Cayo Blanco e nadar com golfinhos. Acontece que o ônibus esqueceu de passar no nosso hotel pegar a gente! Como vocês podem perceber, a estrutura de turismo em Cuba tem alguns contratempos.

Falamos com o cara da recepção, que ligou para um passeio que ainda não tinha saído e conseguiu nos encaixar. Pegamos um táxi voando para o lugar que saem os barcos. O passeio em que nos encaixaram ia fazer só Cayo Blanco, sem golfinhos, então a coordenadora dos barcos falou para procurarmos por ela quando voltássemos. Ok.

DSC01971 (800x451)

Cayo Blanco é uma ilha de areias branquinhas e água transparente. O nome “Blanco” vem da cor do mar. Como a água é rasa e transparente por uma extensão bem grande, o mar fica praticamente cor de areia (meio branco) nessa faixa.

IMG_5891 (800x533) IMG_5888 (800x533)

Chegando na ilha, não tem muito o que fazer. O negócio é passear na praia e relaxar. Na areia, tem alguns guarda-sois com espreguiçadeiras que você pode usar.

Na ilha, há um restaurante que serve almoço. Não lembro se já estava incluído no preço do passeio, mas acho que sim – lembro que não gostei da comida estilo buffet e provavelmente não teria pagado por ela heheh. Além do restaurante,  há alguns vendedores que fazem a lagosta recém-pescada na churrasqueira. Custa 10 CUCs (preço de 2012), é fresquinha, mas falta um temperinho. A nossa estava com gosto de mar!

DSC01917 (800x451)

Chegando do passeio, a tal da coordenadora já estava esperando a gente. No passeio a Cayo Blanco que inclui golfinhos, você nada com eles em alto-mar. Para não ficarmos sem nada, a coordenadora nos levou até o Delfinareo, um cento de golfinhos que fica em Varadero. Ela nos deixou já dentro da plataforma onde desce para o mar e falou que teríamos que ficar por lá esperando o próximo grupo que iria entrar.

Aí estávamos lá sentados, com as pernas na água esperando, quando vimos um golfinho passar. Pra tentar chamar a atenção dele, fiquei chacoalhando uma folha de árvore no ar e deu certo! Ele veio e parou na nossa frente. Joguei a folhinha pra ele, ele pegou no ar e voltou pra me entregar. Parece mentira, mas ele queria ficar brincando de pegar a folha, igual cachorro brinca com bolinha!

DSC01987 (800x451)

Coisa mais linda

DSC01977 (800x451) DSC01991 (800x451)

Nossa, como eu agradeço aquele passeio não ter saído! Ficamos lá um 15 minutos, passando a mão e brincando com a folhinha, até o próximo grupo entrar! Aí que fomos descer para a água e fazer a interação com o treinador.

DSC01999 (800x451) DSC02002 (800x451)

Outra atração de Varadero são as antigas mansões, atualmente confiscadas pelo Estado. O restaurante mais famoso de Varadero  fica na Mansão Xanadu, que antigamente pertencia a um milionário francês. Outro restaurante que atrai muitos turistas é o Casa de Al, que fica na antiga mansão de Al Capone.

*Obs Débora: CAYO LARGO

Cayo Largo del Sur, ou Cayo Largo como é mais conhecido, é um daqueles lugares paradisíacos – areia branquinha, mar azul e uma raridade: bem mais vazio do que outras praias. Um sossego com uma paisagem sem igual.

???????????????????????????????

Mas pra ir pra lá nao é tão fácil quanto ir para Cayo Blanco, já que o acesso é feito unicamente por avião. E detalhe para o avião: parece beem velho, pequenininho (comporta até umas 50 pessoas) sem janelas, sem ar condicionado e o embarque era feito somente pela porta de trás, como num autêntico avião de carga. Pois é. O voo é rápido, mas por estas condições, qualquer turbulência (por menor que fosse) já causava um desconforto enorme nas pessoas no voo (em mim inclusive!).

???????????????????????????????

Em Cayo Largo só há a opção de hotéis no sistema all inclusive. Eu fiquei no hotel Sol Pelicano e achei bom, embora estivesse super cheio – a fila do café da manhã era enorme! Como todos os hotéis, eles oferecem um sistema de transfers em ônibus para as principais praias – Sirena e Paraiso (uma do lado da outra) – , mas dá pra ir de taxi também (menos de 5 dólares). Embora o hotel seja de frente ao mar, são nestas duas praias, mais isoladas, que está a grande beleza da ilha mesmo. 

vista do meu quarto do hotel!

Achei imperdível – mas, claro, se você não se incomodar com as condições do voo pra chegar lá!

dá pra entender porque a praia chama-se Paraíso, né?

Advertisements

6 thoughts on “Varadero, Cayo Blanco e Cayo Largo

  1. Pingback: 3 Dias em Havana | Diários de Férias

  2. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

  3. Olá! Muito legal o seu relato.
    Eu e minha esposa vamos para Cuba em Julho e estamos encontrando dificuldades para comprar passagens até Cayo Largo.
    Como você fez para chegar lá?
    Obrigado!

    • Rodrigo, vou em Agosto. Tambem tenho feito pesquisas e ando um pouco preocupada com a falta de informações mais completas. Voce vai por qual cia Area? A historia de tirar visto no consulado ou deixar pra comprar no balcao na hora do check in tem me deixado apreensiva.

  4. Oi Débora, vou passar o ano novo em Varadero e vou ficar hospedada no hotel barlovento.
    Você saberia me dizer se pra fazer mergulho ou qualquer outro passeio, precisa reservar com antecedência? Os hotéis oferecem passeios?
    Fui informada que para o ano novo, a maioria dos passeios estão esgotados!
    Obrigada!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s