Dicas para o final de semana: Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905. Fica bem no centro da cidade, no Jardim da Luz e a própria arquitetura do prédio já faria a visita valer a pena (lindo, com pé direito alto e janelas enormes voltadas para seu próprio interior)

8 

São diversas pinturas, esculturas, desenhos e fotografias. Há, por exemplo, a incrível obra do artista plástico pernambucano José Patrício que usa 84 mil peças de dominó. Em junho/14 estava em cartaz a exposição “zero” – como celebração da Temporada da Alemanha no Brasil – mas as exposições renovam-se constantemente e são sempre interessantes. Para mais informações, dá pra checar no site as que estão em cartaz.

pinacoteca1 10

“Expansão Múltipla”: dando uma nova utilidade às peças de dominó!

Não é difícil entender, em razão de todo este conjunto, o porquê de ter sempre algum grupo de alunos de fotografia estudando o local! A Pinacoteca conta também com a Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras, localizada no segundo andar do museu, especialmente elaborada para visitantes com deficiências visuais.

4

As quintas após as 17h e sábado o dia todo a entrada é gratuita. Mas o ingresso nos demais dias não é caro: custa seis reais e estudantes com carteirinha pagam meia entrada e, pra facilitar ainda mais, dispõe de estacionamento gratuito. Apesar do preço convidativo, o museu não fica lotado nem nos finais de semana. Dá pra combinar a entrada com a Estação Pinacoteca, outro museu que fica ali pertinho.

Pra quem se animar, os jardins do lado de fora também são lindos e merecem uma visita – o problema nesta parte é a quantidade de mendigos que também frequentam o espaço.

Nem parece São Paulo!

vista do segundo andar do museu

Uma sugestão para depois do museu é aproveitar para ir almoçar em Higienópolis – bairro pertinho do centro. Escolha entre uma carne do argentino delicioso Corrientes 348 ou algum dos excelentes pratos contemporâneos do Carlota.

Vá lá:

Pinacoteca do Estado de São Paulo: End.  Praça da Luz, 02 – Luz – Tel. 11 3324-1000

Restaurante Carlota: Rua Sergipe, 753 – Tel. (11) 3661-8670

Restaurante Corrientes 348: Rua Bahia, 364 –  Tel. (11) 4306-0348

Advertisements

One thought on “Dicas para o final de semana: Pinacoteca do Estado de São Paulo

  1. Pingback: Dica do Final de Semana | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s