Um Dia em Abu Dhabi

Embora Dubai seja a cidade mais conhecida, é Abu Dhabi a capital dos Emirados Árabes Unidos. Na mesma onda de sua vizinha, vem atraindo muitos turistas com suas construções modernas e atrações pensadas para visitantes.

A grande maioria das pessoas opta por conhecer a cidade em um bate-e-volta de Dubai. A viagem é de 150km e dura aproximadamente 1:30h. Nós fizemos assim e deu tempo de conhecer quase tudo.

Se não quiser fazer numa excursão partindo de Dubai, a melhor forma é alugando um carro. A estrada é ótima, mas é necessária uma carteira internacional de habilitação e um GPS é bem aconselhável.

Outra opção é ir de táxi. Pelo o que me informei, o preço de cada trecho de ponta deve ficar em torno de uns USD60, mais os valores dos táxis que você pegará para se deslocar por lá (como Dubai, Abu Dhabi não é uma cidade para ser percorrida à pé).

Pensando em um roteiro otimizado para quem vem de carro, a primeira atração seria a Sheik Zayed Grand Mosque, símbolo da cidade. Se nossa visita tivesse terminado aqui, eu já estaria feliz. A mesquita é linda, inteira em mármore branco, com 82 cúpulas.

IMG_2275 (800x533) IMG_2283 (800x533)

Para entrar, os homens devem estar com joelhos e ombros cobertos, mas caso necessitem, é possível pegar uma túnica branca. Para as mulheres, é fornecida uma abaya sem custo. Como em todas as mesquitas, precisa tirar os sapatos para entrar.

IMG_2344 (800x533)

Devidamente trajada e recebendo ajuda com a amarração do véu.

Como várias coisas por lá, a mesquita ostenta um superlativo: o chão do interior é revestido pelo maior tapete persa do mundo, de quase 6 mil m2.

IMG_2310 (800x533) DSC01071 (800x451)

IMG_2306 (555x800)

Não deixe também de dar uma passadinha no pátio interno. É lindo, inteiro branco, com desenhos de mármore colorido no chão.

DSC01076 (800x176)

* Eu comecei meu tour pela mesquita, porque sou ansiosa. A atração mais perto de Dubai é a Yas Island, mas, como o trajeto é um semicírculo, a única diferença é que você irá ou iniciá-lo mais perto da chegada, ou terminá-lo mais perto da saída. Recomendo a inversão do meu roteiro caso vá a Abu Dhabi na sexta, uma vez que o interior da mesquita fica fechado no período da manhã desse dia e só reabre às 16:30h.

ad

Clique para aumentar.

Saindo da mesquita, seguimos para a Corniche Road, avenida litorânea onde estão os maiores edifícios da cidade. Há também parques e praias se quiser aproveitar os espaços públicos. A avenida é super frequentada por moradores.

IMG_2395 (800x533)

Logo no início, está o Emirates Palace, um hotel 7 estrelas, considerado o mais luxuoso do mundo. Para ter uma idéia, são mais de 1000 lustres em cristais Swarovki, cúpulas de mármore e mais de 100 elevadores. É onde se hospedam os reis dos Emirados, em uma ala separada. Se quiser entrar para conhecê-lo, é recomendável fazer reserva em seus restaurantes ou cafés. Uma opção é o bar Le Café, que exige um gasto mínimo de 100 AEDs.

IMG_2397 (800x533)

Se preferir render-se às compras, na avenida há também há o Abu Dhabi Marina Mall. O shopping não tem a mesma grandeza dos de Dubai e o pit stop não é imperdível.

* Entre o hotel e o shopping, fica a Heritage Villa, algumas tendas que simulam como era a vida dos beduínos. Nós perdemos pouquíssimo tempo. Entramos só para matar a curiosidade, mas não é nada demais. 

Continuando reto pela avenida e passando a ponte, chega-se à Saadiyat Island, que está sendo construída para ser o centro cultural da cidade. Ali, serão inauguradas filiais dos museus Louvre e Guggenhein. Quando nós fomos, não havia muita coisa, apenas maquetes dos projetos e apresentações de como seria o centro. Como isso foi em 2011 e a cidade cresce rápido, vale a pena dar uma pesquisada no que há para fazer por lá atualmente. Se for o mesmo, não sei se vale tanto a pena.

IMG_2404

Para terminar sua visita, a Yas Island é a ilha artificial onde estão a pista de corrida de Fórmula 1 da cidade e o Ferrari World.

A pista de corrida de Fórmula 1 fica no Yas Marina Circuit, com 5,5 kms de extensão. A melhor forma de conhecê-la é por meio do The Yas Hotel, que passa por cima dela. É possível entrar no hotel e ir a um bar que fica à beira da pista. Se estiver com sorte, pode pegar alguma corrida ou treino, porque o circuito também é utilizado para outras modalidades.

IMG_2418 (800x533) IMG_2416 (800x533)

O Ferrari World é um parque de diversões com atrações inspiradas na marca. Ali está a Formula Rossa, montanha-russa mais rápida do mundo, que chega a 240 km/h. Vale para os apaixonados por carros pelo fato de, além dos brinquedos, oferecer várias atividades ligadas à Ferrari, como carros de vários modelos espalhados pelo parque, simuladores para direção de uma Ferrari ou de um carro de Fórmula 1, simulador de pit-stop, etc. Nós pulamos essa atração, mas, depois da mesquita, é a mais visitada pelos turistas na cidade.

Saindo da Yas Island, você já estará pertinho da estrada que te levará de volta a Dubai!

Advertisements

2 thoughts on “Um Dia em Abu Dhabi

  1. Pingback: Dubai: Dicas Práticas e o Que Conhecer | Diários de Férias

  2. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s