Roteiro por Atenas

Nossa passagem pela Grécia foi bem rápida. Foram 2 inteiros em cada um dos 3 lugares que ficamos: Atenas, Mikonos e Santorini.

Chegando. Do aeroporto, há um ônibus (X95) que vai até a Syntagma Square (de onde partem vários outros transportes públicos, inclusive o metrô). Logo na saída do aeroporto, já tem um guichê onde dá para comprar a passagem. A parada da Syntagma Square é a final, não tem como errar. O serviço é 24 horas, usamos de madrugada para sair de Atenas e não tivemos problema.

Hospedagem. O bairro mais popular entre os turistas é o de Plaka e a localização não tem como ser melhor. Pertinho da grande maioria dos pontos turísticos, dá para fazer tudo à pé.

Nós ficamos em um B&B super gracinha, com um café da manhã delicioso e uma dona hiper simpática. Indico! Era o Sweet Home Hotel. Escolhemos por ser pertinho da Praça Syntagma, principalmente porque de lá pegaríamos o ônibus para o aeroporto de madrugada para Mykonos.

Locomoção. Mesmo nosso hotel não sendo colado na Acrópole, nós fizemos absolutamente tudo caminhando, só pegamos um táxi para voltar para o hotel à noite depois de um restaurante, por pura preguiça. Eu não ligo de andar, acho que é um jeito ótimo de ir conhecendo os lugares.

Se quiser poupar esforços, o metrô é bem simples de usar e para perto da maioria das atrações turísticas. De bônus, você pode ver algumas descobertas arqueológicas realizadas durante as escavações do metrô. Sei que tem na estação Syntagma e na estação Akropolis.

Mapa Atenas (800x385)

Quanto tempo ficar. Isso é um problema e varia muito de pessoa para pessoa, do ritmo de viagem e dos interesses na cidade. Não dá para esquecer que existe a Atenas Antiga (com muitos pontos turísticos) e a Atenas Atual (com alguns outros).

Muita gente (que já foi) me falou que um dia em Atenas seria suficiente. Como sou louca por história e não queria deixar passar nada sem visitar, reservamos dois dias, mas depois também encontrei gente falando que era pouco hahaha.

Se o seu interesse na Grécia é mais nas ilhas e você vai passar por Atenas para conhecer mesmo só a Acrópole e seu museu, dá para fazer em um dia tranquilamente.

Se quiser adicionar alguns outros lugares da Grécia Antiga (Ágora Antiga, Templo de Zeus Olímpico e Estádio Panathinaiko) e seu ritmo de viagem for rápido, acho que ainda dá para fazer em um dia no verão (mais horas de sol). Mas prepare-se: vai ser (bem) corrido e cansativo (é muito calor e as coisas de pedra não ajudam muito).

Nós ficamos dois dias e foi suficiente para ver tudo com calma e subir à Acrópole duas vezes. Mas nos limitamos às atrações da Grécia Antiga, não incluímos pontos turísticos atuais, como o parlamento e a universidade.  Se quiser fazer absolutamente tudo ou tiver/gostar de um ritmo mais lento de viagem, pode separar até três dias.

Atrações. Decidi não fazer um “roteiro” das atrações, porque queria descrever bem cada uma delas. Lá em cima, tem um mapinha e você pode ver qual ordem funciona melhor para você.

Grécia Antiga

ACROPOLE

mapaacropolis

No primeiro dia, acordamos cedo e já fomos em direção à Acrópole, para não pegar o lugar tão lotado. Mesmo assim, tinha bastante gente!

A Acrópole era um santuário da Grécia Antiga, dedicado à Deusa Atena.

Entramos pela lateral, onde ficam dois anfiteatros romanos e já aproveitamos para conhecer.

O primeiro e menos conservado é o Teatro de Dionísio, o primeiro teatro de pedra a ser construído no mundo.

Grecia (1) (800x534)

O segundo, maior e mais conservado, é o Teatro de Herodes Ático, onde até hoje são realizados alguns shows de música clássica, principalmente durante o verão. Quando fomos, estava tendo uma temporada, mas não tinha nenhuma apresentação nos dias em que passaríamos lá. Vale a pena checar antes da sua visita, deve ser demais!

Grecia (3) (800x534)

Entre os dois teatros, está o Asclepion, um conjunto de templos curativos, para onde as pessoas iam para ser tratadas. Lá, aconteciam os cultos ao Deus Asclepio, para o qual eram ofertadas serpentes. Vem daí o costume de usar a serpente como símbolo de farmácias e da medicina.

Subindo mais um pouco, chegamos na entrada da Acrópole, a Propylea, bem imponente com suas colunas. À esquerda, fica a Pinacoteca e à direita, o Templo de Atenas Nike.

Passando a Propylea, você já verá o Parthenon à sua frente, meio para a direita. À frente, meio para a esquerda, estará o Erecteion. São os dois templos principais da Acrópole.

O Parthenon deve ser o templo mais famoso do mundo é a imagem que vem à cabeça de 99% das pessoas quando pensam em Grécia Antiga. Para a decepção de todos os turistas que passam por lá todos os dias, o templo está em uma eterna reforma rs!

Grecia (22) (800x534) Grecia (118) (800x534)

Seu nome deriva da própria deusa homenageada: Athena Parthenos. São 8 colunas na frente e 16 nas laterais. Quando você visitar o Museu da Acrópole, pode ver uma explicação detalhada sobre sua arquitetura. Vou falar só algumas curiosidades:

– o templo parece reto, mas não é! A parte central é um pouco mais alta que a lateral. Isso porque o olho humano tende a ver a parte central de edifícios largos e retangulares como mais afundada no chão. Para evitar essa ilusão de ótica, os arquitetos (já naquela época!) fizeram o Parthenon um pouco convexo.

– os espaços entre as colunas do templo parecem iguais, mas não são. Mais um jogo de ilusão de ótica. Nós tendemos a ver espaços iguais mais estreitos conforme eles se aproximam das extremidades. Por isso, os espaços entre as colunas do meio do edifício são menores e vão aumentando conforme vão chegando às pontas.

– as colunas parecem do mesmo tamanho, mas não são. Nosso olho tende a ver como menores as colunas onde bate sol. Por isso, as colunas das esquinas (que recebem mais luz) são um pouco mais grossas que as demais.

Grecia (101) (800x534)

 Todas essas curiosidades nós só ficamos sabendo DEPOIS de ter visitado a Acrópole, no dia seguinte. Além disso, o museu tem partes inteiras do Parthenon. Só dá para imaginar realmente como foi o edifício depois de vê-las. Resultado: depois da nossa visita ao museu, resolvemos voltar para a Acrópole e ver tudo de novo, agora com mais conhecimento.

Então, já deixo aqui minha dica: visite antes o museu e depois a Acrópole.

Se quiser fazer esse esquema, não conseguirá ir cedo à Acrópole e evitar o fluxo de turistas. O melhor, então, é deixar para visitá-la no final da tarde, quando a maioria das excursões já foi.  Foi o que fizemos na nossa segunda visita e o lugar estava praticamente vazio (bem mais vazio que de manhã cedo). É outra energia visitá-lo sem um monte de gente. Dá para ficar sentado, olhando todos os detalhes e imaginando como deveria ser naquela época. De quebra, ainda pegamos um pôr do sol lindo.

O outro templo, o Erectheion é famoso por suas colunas em forma de mulheres, as cariátides. As que estão lá são cópias. Quatro delas estão no museu da Acrópole e a outra, no British Museum. Segundo a lenda, esse templo fica no lugar mais sagrado da Acrópole, onde Poseidon e Atenas lutaram para decidir quem seria o patrono da cidade. Foi lá que Poseidon fincou seu tridente na rocha, enquanto Atenas tocou o chão e fez nascer uma oliveira. Atenas foi declarada a ganhadora da disputa e até hoje a cidade leva seu nome.

Grecia (114) (800x534) Grecia (31) (800x534)

Para finalizar sua visita, vá até o lugar onde fica a bandeira da Grécia, de onde se tem uma visão panorâmica tanto da Acrópole, como da Cidade de Atenas lá embaixo. Se for final de tarde, esse é o lugar para ver o pôr do sol.

Grecia (24) (800x534)

Grecia (119) (800x534) Grecia (109) (800x534)

** O ticket da Acrópole dá direito também a entrar na Ágora Antiga (ou Ágora Grega), na Ágora Romana, no Cemitério Cerâmico, no Templo de Zeus Olímpico e no Teatro de Dionísio.

MONTE AEROPAGO

Saindo da Acrópole, você praticamente tropeça no Monte Aeropago, que nada mais é do que um amontoado de pedras. É muito fácil de subir e oferece uma vista bonita da Ágora Antiga e da cidade lá embaixo.

 Grecia (34) (800x534)

Ele ainda é conhecido por algumas lendas e fatos históricos. Era parte da Acrópole e sede do Conselho de Aeropago, considerado o mais antigo Tribunal de Justiça do Mundo (o conselho controlava os juízes, interpretava leis e julgava homicidas). Para a mitologia, foi nesse local que Atenas foi julgada pelo conselho de deuses pela morte do filho de Poseidon. Para os Cristãos, há um registro público de que São Paulo discursou ali.

AGORA GREGA

De cima do Monte Aeropago, é possível avistar uma espécie de parque com um templo no meio. É Ágora Antiga ou Ágora Grega.

Grecia (37) (800x534)

Na Grécia Antiga, a ágora era o centro comercial-administrativo-religioso da cidade, mais ou menos como os fóruns romanos. Lá estavam edifícios administrativos, tribunais de justiça e templos.

Hoje em dia, restam poucas ruínas mal conservadas, com exceção do Templo de Hefesto, praticamente inteiro.

Grecia (39) (534x800) Grecia (45) (534x800)

Outra atração do lugar é o “museu”  com alguns objetos achados nas escavações, como uma clepsidra (relógio de água que delimitava o tempo de discurso dos gregos). É bem pequeno (na verdade, é mais uma galeria) e não paga nada para entrar.

Para chegar até lá, basta sair da Acrópole e ir descendo pelo lado direito. Não sei se demos sorte, mas estava bem vazia. Visitamos o Templo de Hefesto sem ninguém.

De lá, ainda se tem uma bela visão do Parthenon.

Grecia (48) (800x534)

RUAS DO BAIRRO DE PLAKA

Ao redor da Acrópole, a maioria das ruas do Bairro de Plaka são exclusivas para pedestres e é possível encontrar várias lojinhas vendendo todo o tipo de souvenires.

Também há vários restaurantes que servem o famoso gyro, ou o que nós brasileiros chamamos de churrasquinho grego. Os gregos colocam carne, frango ou porco num daqueles espetos grandes que ficam girando, igual o que temos no Brasil. Para servir, vem acompanhado de iogurte, salada e batata frita. Pode vir em forma de sanduíche ou no prato. Óbvio que eu não ia deixar de comer o churrasco grego na Grécia! Provei em um restaurante qualquer que paramos e estava muito bom.

foto (4)

Já que estamos no tema comida, também comi muita moussaka e salada grega (pepino, tomate, cebola e azeitona) com queijo feta. Que delícia!

Passando da comida para a bebida, os gregos adoram tomar ouzo, uma bebida destilada à base de anis. Em Plaka, tem até uma ouzeria que diz ser a destilaria mais antiga da cidade, a Brettos. A decoração é bem legal, cheia de garrafas coloridas!

AGORA ROMANA

A Ágora Romana fica um pouco mais afastada da Acrópole, embora seja pertinho para chegar caminhando. É uma pequena pracinha, com algumas ruínas do que era um antigo mercado romano (não entendo porque não chama fórum rs!). Nós nem entramos, só vimos de fora porque passamos na frente sem querer.

Se quiser visitar, tem mais informações aqui.

TEMPLO DE ZEUS OLIMPICO

O Templo de Zeus Olímpico, hoje em dia, se resume a 16 colunas. Mas era o maior templo da antiguidade e, vendo o tamanho das colunas, não tem como não imaginar a grandiosidade que devia ser aquilo quando estava completo.

 Grecia (60) (800x534) Grecia (56) (800x534)

O templo foi finalizado somente pelo imperador romano Adriano, em 131 d.C., embora sua construção tenha se iniciado em 515 a.C. e tenha sido abandonada diversas vezes.

Para homenagear o imperador que finalizou a obra, foi construída a porta de Adriano, que fica ao lado do templo.

Grecia (54) (534x800)

ESTADIO PARATHINAIKO

A construção do primeiro estádio de madeira nesse local ocorreu em 330 a.C. Posteriormente, Herodes Ático (o mesmo do teatro da Acrópole) construiu um estádio em mármore, utilizado para os Jogos Panatenaicos, que aconteciam em homenagem à Deusa Atenas.

Ficou alguns anos em desuso e foi restaurado em 1895, para sediar os primeiros jogos olímpicos da era moderna, ocorridos em 1896.

Nas olímpiadas de 2004, sediadas na Grécia, a chegada da maratona ocorreu ali, imagino a emoção dos corredores.

Muita gente só passa pelo estádio por fora, de onde já dá para vê-lo bem.

Grecia (64) (800x534)

Estádio visto de fora

Como eu gosto muito de história, nós resolvemos entrar. Você não vai ver muito mais coisa do que por fora, só vai ver de mais perto e, se usar o audio guide, escutar muitos fatos históricos legais. O estádio é enorme e é uma reconstrução exata de como era na época de Herodes Ático, tem até as cadeiras dos governantes. Eu achei bem legal!

Grecia (68) (800x534) Grecia (80) (800x534)

Grecia (85) (800x534)

MUSEU DA ACROPOLE

*Já disse na parte da Acrópole que recomendo fortemente visitá-lo antes dela e expliquei o porquê.

O museu foi construído sobre as escavações de um antigo povoado cristão e a entrada se faz por passarelas de vidro que ficam bem em cima das ruínas. Algumas partes do térreo são assim também.

Grecia (95) (800x534) Grecia (99) (800x534)

Entrando no museu, a visita se dá por ordem cronológica e tem muitas, muitas peças grega-antigas!

Para mim, são dois os pontos altos. O primeiro é a exposição das cariátides originais.

Grecia (93) (800x534)

O segundo ocupa o terceiro andar inteiro do museu e são dos frisos do Partenon. São iluminados naturalmente pelas paredes de vidro, com vista para a Acrópole e o próprio templo. Os frisos são dispostos em uma espécie de construção, como eram originalmente, e você dá a volta para observá-los. Ficamos tão enfeitiçados que esquecemos de fotografar!

Uma curiosidade do museu é que há partes sem nada, para lembrar os visitantes de que boa parte da coleção grega está no British Museum. Os gregos acreditam que os britânicos teriam “roubado” Atenas e desejam que o British devolva as peças. Os ingleses, de outro lado, declararam que as peças foram adquiridas legalmente. Então, se quiser ver a coleção toda, você continuará tendo que visitar os dois rs!

A arquitetura do museu e a iluminação quase toda natural são bem bonitas. Apesar de ele ter três andares, não é muito grande e a visita não é cansativa.

Tente chegar cedo para fugir das excursões. Também vale a pena checar os horários aqui, porque eles variam de dia para dia e de estação para estação. Entre novembro e março, o museu não abre de segunda.

MUSEU ARQUEOLOGICO NACIONAL

Depois da inauguração do Museu da Acrópoles, em 2009, o Museu Arqueológico Nacional perdeu um pouco a atenção dos turistas (nós, por exemplo, não fomos), mas ele é considerado um dos mais completos do mundo ligados à coleção de artes da Grécia Antiga.

São cinco principais coleções: a de antiguidades pré-históricas, a de esculturas, a de vasos e objetos menores, a de bronze e a egípcia. Maiores informações aqui.

Obs. Débora: eu fui a este museu porque tinha mais tempo… ele, de fato, acaba não sendo o mais impressionante, embora tenha um acervo enorme e  peças bem interessantes!

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

RESTAURANTE COM VISTA PARA A ACROPOLE

Na verdade, não é uma atração turística, mas é um programa bem gostoso para fazer à noite.

Na Rua Apostolou Pavlou, lateral à Ágora Antiga, há vários restaurantes, muitos deles com vista para a Acrópole dos seus terraços (pesquisando, dá até para achar alguns hotéis por lá com a mesma vista!).

Nós fomos por acaso no Thissio View. O restaurante é bem bonitinho e demos sorte de chegar cedo, porque depois ficou lotado. Um pouco mais tarde também começou a rolar uma música e tinha bastante gente só no bar bebendo.

Grecia (87) (800x534)

Na frente do restaurante, na rua mesmo (de pedestres), ficam umas mesinhas ao ar livre. Como estava calor, tinha muita gente lá aproveitando para tomar alguma coisa.

A comida não era nem ruim nem boa (apesar de demorada), o preço era um pouquinho acima da média, mas a vista da Acrópole compensou tudo!

Atenas “Nova”

PARLAMENTO

Nós vimos o parlamento de fora, passando rapidinho pela Praça Syntagma. Para quem se interessar, há a troca de guarda todos os dias de hora em hora. Li que é muito engraçado e deve ser mesmo, porque só de olhar para a roupa deles já dá vontade de rir.

*Obs Débora: Esta troca de guardas é um tanto supreendente mesmo… Dura em torno de 15minutos (só aos domingos às 11h há o cerimonial completo) e não só pela vestimenta – o pompom no sapato é o mais legal! -, como pelos próprios movimentos que os guardas fazem, é impossível não ver vários turistas rindo durante a apresentação.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????????????????????????????????????

RUA ERMOU

Logo no dia que chegamos em Atenas, não ia dar tempo de fazer muita coisa, então fomos até a Rua Ermou, uma rua de pedestres que sai da Praça Syntagma e é cheia de lojas ao redor. No final da rua, fica a Igreja de Panaghia Kapnikarea, uma igreja ortodoxa do século XI.

Nas transversais de Rua Ermou, há outras ruazinhas de pedestres com muitos restaurantes e mesas nas calçadas. Sentamos em um deles e aproveitamos para fazer nosso almo-janta.

UNIVERSIDADE

Nós não visitamos, porque achamos que perderíamos mais tempo chegando até lá do que propriamente conhecendo, mas a Universidade de Atenas tem uma fachada super bonita.

* Obs Débora: uma dica que um amigo me deu e que gostei muito é ir visitar o TEMPLO de POSEIDON e, de preferência, no horário do pôr do sol! Mas vale pra quem tiver um pouco mais de tempo, já que ele fica em Cabo Sounion, a quase uma hora de distância de carro do centro de Atenas. A vista do mar egeu, já na estrada, é linda, mas fica ainda mais bonita quando se chega ao templo, erguido para proteger as águas gregas.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

??????????????????????????????? grecia4

Se for aproveitar sua visita à Atenas para dar uma passadinha nas praias, tem post de Mikonos e Santorini aqui e aqui.

Advertisements

5 thoughts on “Roteiro por Atenas

  1. Pingback: Mykonos | Diários de Férias

  2. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

  3. O melhor e mais completo roteiro que achei em blogs. Parabens!!!!! vou seguir todas as suas dicas!!!!!!! Obrigada por compartilhar.

    bj

    Audrey

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s