Pammukale e Hierápolis

Muitas pessoas que visitam a Turquia deixam de ir à Pammukale por conta da distância dos principais pontos turísticos da Turquia (fica a 700km de Istanbul e a 530km da Capadócia).

Como eu tinha muita curiosidade de conhecer esse local tão diferente – que só existe lá – resolvi encaixar a região na viagem à Turquia que fiz em setembro de 2013. Nesta viagem, visitamos em 8 dias Istambul, Capadócia e Pammukale (dicas de Istambul e Capadócia aqui e aqui).

Valeu a pena encaixar Pammukale no roteiro! Dá pra conhecer tudo em um dia só e o lugar é realmente encantador.

Além das curiosas piscinas de águas azuis destacadas pelo cenário branquinho de formação calcária, você ainda ganha de “brinde” uma visita às ruínas de Hierápolis, importante cidade histórica datada de II a. C, época da ocupação romana. As duas atrações foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Pamukkale fica na província de Denizli e é lá que fica o aeroporto mais próximo (70km). Há voos regulares para a cidade vindos dos principais aeroportos da Turquia. Do aeroporto, há ônibus turísticos / transfers disponíveis que fazem o trajeto até Pammukale.

A outra opção é ir de ônibus leito e passar a noite viajando. Há uma empresa de turismo chamada Pamukkale bus Company que faz esta rota de Istambul. Conhecemos algumas pessoas lá na cidade que foram por esta cia e gostaram bastante.

Nossa opção foi o ônibus noturno, mas saímos da Capadócia. Fechamos em Istambul – com empresa Land of Civilization – um tour expresso de 4 dias que fazia Capadócia e Pammukkale e já estava inclusa essa passagem no ônibus-leito. Confesso que fiquei com um pouco de medo de viajar a noite toda na estrada e achei que não ia conseguir pegar no sono, mas o ônibus é tão confortável que capotei e a viagem passou super rápido.

O ônibus saiu da Capadócia umas 20hs. São cerca de 10 horas de viagem, com 3 paradas.

Chegando em Pammukale encontramos o nosso motorista que nos levou a um hotel pequeno para um banho, descanso e café da manha. Não era o nosso hotel definitivo, há vários pequenos hoteis na cidade que oferecem esse “serviço” de acolher os turistas que passaram a noite viajando, chegam cedinho e ainda não podem fazer check-in nos hotéis em que irão ficar mesmo.

Por volta de umas 9hs partimos em direção ao Parque de Pammukale.

Pammukale significa “Castelo de Algodão” em turco. Chegando lá dá pra entender o porquê. Montanhas branquinhas parecem cheias de neve naquele calor de 40 graus. Em toda a extensão do “morro”, formam-se as piscinas de aguas azuis que descem como cascata.

O "Castelo de Algodão"

A explicação para a curiosa formação vem das fontes de água termal que emergem no local. A água quente traz para a superfície uma grande quantidade de carbonato de cálcio que, com o tempo foi se solidificando encobrindo toda a montanha.

Durante muitos anos, hotéis instalados nas proximidades usavam as piscinas sem qualquer precaução ou cuidado para preservação. O calcário começou a escurecer e algumas piscinas secaram. O governo, então, proibiu a instalação de hotéis na região e restringiu o acesso a algumas áreas. Há porém uma parte das formações em que é possível entrar na água e descer (ou subir) o morro passando pelo meio das piscinas quentinhas e azuis.

???????????????????????????????

As piscinas que secaram com a excessiva exploração do local

No mesmo complexo do Parque de Pammukale, bem no topo da montanha, ficam as ruínas de Hierapolis.

Como a entrada dá acesso direto às ruínas vale a pena começar a visita por Hierápolis, subindo até o teatro e depois descer para o complexo das piscinas.

Hierápolis era tida como sagrada, pois suas águas termais tinham fama (e ainda têm) de serem medicinais e rejuvenescedoras. A visitante mais ilustre, Cleópatra, mandou construir uma piscina de água corrente para desfrutar durante suas visitas à cidade. Nas ruínas da antiga piscina, foi construída uma nova piscina  (que tem o criativo nome de “Piscina de Cleópatra” ou “Antique Pool”) que hoje é utilizada pelos turistas. A entrada nesta piscina não está inclusa no preço do ingresso, é paga à parte e custa cerca de US$ 16,00.

???????????????????????????????

Piscina da Cleópatra

DSC09706

Nas ruínas de Hierápolis, há várias construções interessantes, mas o grande destaque fica com o Teatro Romano. O mais bem preservado que já visitei.

??????????????????????????????? DSC09675 DSC09695 DSC09719

???????????????????????????????

Após a visita, descemos o morro a pé pelas piscinas…a parte superior estava bem cheia e, conforme fomos descendo o número de pessoas ia diminuindo. Acho que a preguiça de subir de volta falava mais alto, mas nós combinamos com o motorista para ele nos pegar no portão de baixo (espertinhos…rsrsrs). Nós saímos no meio da tarde, mas há quem fique para ver o pôr do sol por lá. Vi algumas fotos e realmente pareceu ser bem bonito.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

Mas…estávamos cansados e viajaríamos de volta no dia seguinte cedo (voltamos de avião para Istambul). Almoçamos no Restaurante Seyir, que fica na base da montanha e tem vista para as piscinas e, em seguida, fomos aproveitar as piscinas termais do nosso hotel Richmond Pammukale Thermal. O hotel não fica tão próximo ao Parque, mas achamos que não valia a pena ficar lá perto porque a cidade é muito pequena, não há mais nada pra fazer além do Parque. À noite o programa mesmo é aproveitar o hotel, jantar lá mesmo e dormir!

Advertisements

3 thoughts on “Pammukale e Hierápolis

  1. Pingback: Istambul | Diários de Férias

  2. Meninas,
    Eu tb fui para Pammukale e achei q vale muito a pena!
    É muito lindo!!!!
    Como fizemos Ephesus (que tb vale mto a pena para quem gosta de ruinas romanas) e Pergamo (essa ja nao acho q vale tanto a pena), pegamos um voo para İzmir e ficamos na cidade de Kusadasi. La é bem pertinho de Ephesus e fica a umas 3hs de Pammukale. Fizemos um bate e volta com excursão cansativo, mas q valeu muito a pena.
    Bjs
    PS: nao esqueci da minha divida da garden route! Ja escrevi metade hehehe

  3. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s