Costa Amalfitana – Dicas Práticas

Como Chegar

Se estiver vindo de Roma, o melhor é pegar um trem até Napoles. De Napoles, há a opção de pegar outro trem da ferrovia Circumvesuviana até Sorrento (primeira cidade da costa) ou já alugar o carro por lá e ir por conta própria.

Se estiver vindo de Capri, há barcos regulares direto para Sorrento.

Como se Locomover na Costa

A estrada que liga as cidades é panorâmica, com lindas vistas do mar e dos morros cheios de casinhas. Já é uma atração em si. Em vários pontos, há lugares em que dá para parar e bater fotos.

Italia (489) (800x534) Italia (487) (800x534)

O único ponto ruim é que ela é de pista simples e, muitas vezes, fica tão estreita que não dá para passar ao mesmo tempo o carro que está indo e o que está vindo. Por isso, prepare-se para pegar um pouco de trânsito, principalmente se for na alta temporada.

Além disso, precisa ter atenção nas curvas, algumas são bem fechadas (todos os carros alugados já vem batidos e ralados hehehe). Li também bastante gente reclamando que não dá para dirigir a aproveitar a paisagem ao mesmo tempo.

foto 1 (6) (480x640)

Sou fã de carro para não ficar presa a horários, mas se optar pelo transporte público, há um ônibus que passa nas cidades. Os horários e preços estão aqui. Pesquisando sobre o ônibus, li em diversos sites que ele fica bem cheio durante a alta temporada e rola um stress na hora de subir e descer.

Outra boa forma de alcançar as cidades é pelo mar. Em todas as praias/portos, é fácil achar um taxi boat (você pode, inclusive, combinar um horário para ele ir te buscar). Se quiser algo mais em conta, na temporada, funciona o metro al mare.

O ponto negativo do barco é que você chega no nível do mar e, em algumas cidades (Ravello, por exemplo), as atrações turísticas ficam no topo da montanha. Aí terá que ter pernas para subir à pé ou pegar um táxi/ônibus.

Em que Cidade se Hospedar

As principais cidades da Costa Amalfitana, em termos de hotéis, são Sorrento, Positano, Ravello e Amalfi.

mapa costa (800x352)

Clique para aumentar

A maior delas é Sorrento, onde há um maior número de restaurantes e outras coisas para fazer à noite. Apesar disso, na minha opinião, é a menos charmosa. Geralmente, o pessoal usa apenas como base, passando o dia no mar ou nas demais cidades. Cheguei até a pesquisar um hotel muito bem indicado por um amigo, mas eles já não tinham mais disponibilidade. Fica a dica, meu amigo amou de paixão: La Minervetta.

Se você quer uma cidade gracinha, mas que ainda ofereça algumas opções de bares, restaurantes e lojinhas, Positano é o seu lugar. A cidade é toda decorada com flores e andando pelas ruas há vistas lindas do mar e das casinhas que vão descendo a encosta até a praia. Foi lá que nos hospedamos e me apaixonei pela cidade.

Italia (547) (800x534)

Positano

Quem procura tranquilidade, acaba escolhendo um hotel na encosta, de frente para o mar, com boas paisagens. Geralmente, esses hotéis são mais afastados do centrinho. Nessa opção de hospedagem, o negócio é pegar o barco já no hotel e passar o dia no mar, ou ficar curtindo a própria piscina do lugar. Nesse estilo, um dos top hotéis é o San Pietro. Entrar no site vai balançar seu coração.

Esse não é meu perfil e nós iríamos passar um dia zanzando de carro pelas outras cidades da costa e o outro dia inteiro no mar (ou seja, hotel só para dormir). Além disso, gosto de sair para andar, poder passear no centrinho à pé e dou preferência a jantar fora do hotel. Então, procurei algo na rua principal (Via Cristoforo Colombo) e perto da entrada da praia. Dessa forma, não precisaríamos do carro para jantar ou para ir até o porto.

Positano (800x423)

Clique para aumentar

Em Positano (e nas demais cidades) é péssimo para estacionar, então pense com carinho na localização do seu hotel e, se for como eu, na possibilidade de fazer o maior número de coisas à pé. O carro fica destinado só para o transporte entre elas mesmo.

Demoramos um pouco para fechar os hotéis e ficamos sem muitas opções. Reservamos o La Bougainville só pela localização. Já sabia pelo site que era nada demais.

Um hotel que é praticamente uma instituição de Positano e tem uma localização também ótima (era pertinho do nosso) é o Le Sirenuse. Fica na rua principal, é pertinho da entrada da praia e tem vistas lindas tanto das casinhas, como do mar.

Ravello divide com Positano os votos de cidade mais linda da costa, mas as belezas são diferentes. Enquanto em Positano o charme fica por conta das ruazinhas, a beleza de Ravello está nas antigas vilas com seus jardins.  A cidade é um pouco mais isolada que Sorrento e Positano, fica bem no topo da encosta, o que dificulta um pouco na hora de chegar e sair. Mas se o seu negócio for beleza do hotel e paisagens de tirar o fôlego, pesquise o Palazzo Avino (antigo Palazzo Sasso) ou o Hotel Caruso (da Orient Express).

Amalfi, embora não seja tão alta como Ravello, é mais afastada de Positano e Sorrento, razão pela qual acho que não é tão bem localizada para se hospedar. Mas a cidade também tem boas opções para preencher a noite e é do estilo de Positano, um pouco maior.

* Fique atento porque muitos hotéis fecham entre novembro e março, período de frio.

Se fosse passar mais tempo, teria investido em um hotel bacana (e por isso dei as dicas deles por aqui). A Costa Amalfitana não é um lugar com mil pontos turísticos para conhecer. O estilo da viagem é mais curtir as paisagens e relaxar, então, com tempo, dá para aproveitar bastante o hotel onde ficará hospedado.

* As dicas práticas de Capri estão em um post exclusivo, aqui.

As dicas detalhadas de cada cidade e nosso roteiro estão no próximo post.

Advertisements

3 thoughts on “Costa Amalfitana – Dicas Práticas

  1. Pingback: Costa Amalfitana – Nosso Roteiro | Diários de Férias

  2. Pingback: Capri – Como Chegar e O Que Conhecer | Diários de Férias

  3. Olá tudo bem?
    Vou para a Costa Amalfitana agora em agosto e vi que é bom reservar os beachs club e restaurantes com antecedência.
    Qual antecedência é necessária?
    A reserva deve ser feita no próprio site deles?
    É a 1º vez que vou para a Europa e estou um pouco perdida, pois costumo usar o Open Table quando estou nos EUA. (é tão prático rsrs)
    Obrigada!
    Nathália

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s