O Metrô de Moscou – Estações Mais Bonitas e Como Usar

As estações de metro de Moscou são lindas e, com certeza, uma das atrações imperdíveis da cidade. Lenin queria que elas fossem verdadeiros palácios para os trabalhadores e por isso muitas têm arquitetura que lembram os palácios dos czares (totalmente diferente daquelas linhas retas soviéticas).

IMG_3926 (800x533)

– Desvendando os Nomes das Estações

A grande maioria das pessoas fica com medo de fazer esse tour por conta própria e contrata um guia, porque o metrô de Moscou é exclusivamente em cirílico (quem sabe não muda para a Copa de 2018?).

No começo, assusta mesmo, mas, sem muito esforço, dá pra fazer sozinho. De quebra, perdendo o medo do metrô, você ganha o meio de transporte mais eficiente da cidade. Nós usamos sem moderação!

IMG_3870 (800x533)

As estações são muito profundas.

A chave para desvendar o metrô é: tenha um mapa das linhas com os nomes EM CIRÍLICO! O melhor é ter o nome das estações tanto em russo quanto no alfabeto ocidental. Assim, você pode cruzar as informações do seu guia, por exemplo, com a informação do metro.

Já antes de sair do Brasil, eu peguei um mapa das linhas com os nomes em russo (que embaixo tinha um tradução meio torta pra inglês mas que já dava uma noção) e escrevi do lado qual atração ficava naquele lugar. Me ajudou muito!

Ex.: Площадь Революции – Ploshchad Revolyutsii – Praça Vermelha

         лубRHка – Lubyanka – Sede KGB

Vou deixar o mapa nas duas línguas aqui. Clicando nas figuras, eles aumentam e dá pra imprimir.

metro (656x800)

Mapa em RUSSO.

 

metro

Mapa em “INGLES”.

Vou deixar também meu mapa alterado (super amador rsrs!).

metro russo indicado

Meu mapa com as atrações ao lado

Em primeiro lugar, as linhas de metrô são divididas por cores, então, se você estiver em uma estação com diversas linhas, é só ir seguindo as placas com a cor da linha da sua estação destino.

Para saber a direção, é como no Brasil, basta saber o nome da última estação da linha/sentido que você vai pegar. Mesmo assim, muitas placas indicam o nome de todas as estações que estão naquele determinado sentido.

IMG_3867 (533x800)

O problema, agora, é descobrir o que está escrito naquela língua estranha hahaha.

Eu disse no primeiro post que não é difícil decorar umas letras do alfabeto cirílico e isso vai te adiantar muita coisa. Não sou louca. Se você decora que o б é B, que o Y é U, você pode ir traduzindo o nome das estações como se fossem símbolos. A tradução dos nomes é sempre literal.

Os nomes são grandes, mas geralmente traduzir as 4 ou 5 primeiras letras já é o suficiente, não precisa ficar traduzindo tudo.

Aí vai uma tabelinha pra te ajudar.

alfabeto-cirílico-2

Com base na tabela acima, você sabe que estação é a Киевская? Ela vai aparecer no seu guia como Kiyevskaya e é uma das mais bonitas da cidade!

Não é tão difícil assim, né?

No começo parece complicado, mas com um pouquinho de treino você já fica craque. Dá pra começar a praticar com as outras que eu vou mencionar no post! Aproveite para decorar que AR equivale a “aya”. Muitas denominações terminam assim.

Eu levava sempre comigo essa tabelinha do alfabeto. Na hora do aperto, ela salvava.

Lembrando que essa dica vale só para traduções literais. Ex.: uma vez consegui ler uma fachada de uma loja que estava escrito supermarket (супермаркет) e me achei A fluente hahaha. Mas a verdade é que só rolou porque supermercado em russo tem exatamente o mesmo nome que em inglês. Se eles tivessem uma palavra própria para isso, até teria conseguido passar a escrita pro nosso alfabeto, mas ficaria com uma palavra totalmente sem sentido na frente. Tipo, você sabe o que é niét? Não tá em cirílico, mas tá em russo. A propósito, é “não”.   

Não tivemos contato profundo com russos, então não posso dizer que eles são assim ou assado. Apenas vou dar uma dica com base no que senti durante a viagem. Se estiver perdido e precisar pedir ajuda para alguém, procure uma pessoa mais nova. Em geral, sentimos os russos bastante fechados (até acho que o motivo é que muitos não falam nada de inglês). Mas o contato com os mais velhos foi mais difícil ainda, eles simplesmente ignoravam a gente heheh. E olha que aprendemos a falar dobroe utro (bom dia) e tentávamos ser simpáticos com primeira frase no idioma local.

– As Estações Mais Bonitas

Saindo da parte prática e partindo pras belas-artes, vou fazer uma listinha com as estações que achei que valem a visita!

 1 – Komsomolskaya – Комсомольская. Linhas vermelha e marrom. Tem um teto que poderia facilmente estar na sala de jantar de algum palácio.

IMG_3927 (533x800)

2 – Novoslobodskaya – Новослободская. Linhas vermelha e marrom. Com painéis de vidro coloridos lindos, iluminados por trás.

IMG_3930 (800x533) IMG_3929 (533x800)

3 – Kievskaya – Киевская. Linhas marrom, azul claro e escuro. Também cheia de adornos no teto, tem painéis de pastilhas que retratam cenas da “vida” da União Soviética

IMG_3939 (800x533)

4 – Elektrozavodskaya – елеkтрозаводская. Linha azul escuro. Um projeto de iluminação bem bonitão

IMG_3925 (800x533)

5 –  Ploshchad Revolyutsii – Площадь Революции. Linha azul escuro. Tem diversas esculturas em bronze. Passar a mão no focinho do cachorro traz sorte e não são só os turistas que fazem, não!

IMG_3948 (533x800)

6 – Mayakovskaya – маяковская. Linha verde escuro. A essa altura, você pode até achar essa um pouco simples. Mas lembre da Sé …

IMG_3846 (800x533)

Essas são as mais bonitas, mas usando o metrô como seu transporte pela cidade, você ainda verá muitas outras, tipo essa que nem sei o nome.

IMG_3845 (800x533)

Já se convenceu a comprar seu bilhete? Boa sorte!

Advertisements

9 thoughts on “O Metrô de Moscou – Estações Mais Bonitas e Como Usar

  1. Pingback: Roteiro de Moscou | Diários de Férias

  2. Pingback: Rússia – Programando a Viagem | Diários de Férias

  3. Pingback: Se virando na Russia, sem inglês - Viagens Invisíveis

  4. Obrigado pelo post, Maira!
    Usei suas imagens para me deslocar ontem aqui no metro. E para, definitivamente, nem cogitar em me perder, comprei um SIM Card ainda no aeroporto e tenho internet ilimitada. Assim uso os aplicativos Google Maps e o Google Tradutor.
    Uma verdadeira tranquilidade.

  5. ADOREI!!! Dicas super valiosas! Vai me ajudar muito! Obrigada. Estou indo dia 08/06 para Moscow e quero andar muito de metro! Mas claro que estava um tanto assustada , pois só o tipo de pessoa que já se perde facilmente, imagina com uma língua da qual não entendo nada! E como não gosto desse lance de excursão em grandes grupos, sempre me arrisco sozinha! Beijao!

  6. Pingback: Roteiro de Moscou | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s