Mergulho com tubarões brancos

Curte experiências diferentes e não liga de ser chamado de louco? Este é o seu post! Aproveite a visita à Cidade do Cabo (post aqui) para fazer um mergulho com tubarões brancos!

O passeio é oferecido por agências de turismo e é realizado em Gansbaai, cidade a 2 horas da Cidade do Cabo conhecida como a capital do Tubarão Branco. Se estiver de carro, é possível agendar direto com o pessoal do mergulho.

Agendamos o passeio com o concierge do hotel na Cidade do Cabo. Como a maior concentração de tubarões é pela manhã, saímos praticamente de madrugada.

Chegando na cidade de Gaansbai, fomos direto para a sede da agência White Shark Projects para a aula preparatória, com orientações sobre o mergulho que é feito numa daquelas gaiolas e não direto cara a cara com o bicho!

DSC00810 DSC00807

Confesso que essa hora deu um pouco de medo! Éramos os únicos brasileiros e aquele inglês com sotaque africano super puxado estava atrapalhando o entendimento das orientações de segurança! Por sorte tinha um folheto explicativo com as principais instruções que, na verdade, eram meio óbvias (ex: não coloque seu braço para fora da gaiola!).

O que acalma bastante é que há uma estrutura bem organizada em torno das atividades relacionadas aos tubarões brancos na região (inclusive as turísticas!). O local é um centro de pesquisas que recebe voluntários e biólogos de todo o mundo para catalogar e estudar os tubarões. As paredes da agência eram cobertas de fotos de pessoas famosas que participaram da aventura!

É importante dizer também que os “instrutores” – que, na maior parte, são também biólogos – reforçam bastante que os mergulhos são realizados de maneira a não trazer qualquer prejuízo ao habitat do tubarão.

Voltando ao nosso passeio: após as explicações, embarcamos em direção à Ilha Dayer, localizada a 12 quilômetros de Gansbaai. A região entre a ilha e o continente é chamada de “Alley of Sharks” (beco dos tubarões), e é um dos lugares do mundo com a maior concentração de tubarões brancos.

DSC00585

Vale lembrar que há outros lugares no mundo em que se pode mergulhar com tubarões brancos, mas Gaansbai é o mais próximo do continente. Nos demais, é necessário uma viagem de mais de 2 horas de barco mar adentro (tempo suficiente pra lembrar dos documentários da Discovery e desistir do mergulho ..rsrs).

Chegando por lá, vimos a tripulação do barco preparar as “iscas” para atrair os tubarões. Imensos pedaços de peixes bem ensanguentados foram jogados na água e, de repente, três tubarões enormes estavam rodeando o nosso barco! Bem cena de filme mesmo…tubarões brancos de mais de 3 metros nadando em círculos em torno do barco. Emocionante!

DSC00610 DSC00590

Vestimos as roupas de mergulho (a água é gelada) e nos preparamos para entrar. A “jaula” é aberta pela parte de cima, cerca de 20% dela fica fora da água. Há uma faixa de uns 30 cm sem grades, o espaço é grande suficiente para ver o tubarão.

Já dentro da jaula e dentro da água, os tubarões vão passando na nossa frente e, de perto, parecem ainda mais enormes. O pessoal do barco, então, tenta tornar nossa experiência ainda mais emocionante, jogam longe uma corda com um pedaço de peixe, o tubarão vai atrás dela e eles vão puxando bem rápido em direção a jaula…aguenta coração!

DSC00763 DSC00742   DSC00730

Essa última parte segue a mesma regra dos passeios de buggy “com emoção” do Nordeste: só é feito se você pedir, senão dá pra ficar lá só observando os tubarões passando e te olhando lá dentro sem entender nada!

Se bater o medo, dá pra amarelar. Muita gente vai apenas para fazer um “shark watching” e fica de fora apenas observando os gigantes rodeando o barco.

Pode parecer loucura, mas recomendo de olhos fechados…é uma experiência única! É bom lembrar que não há registros de qualquer acidente neste passeio.

DSC00721

 

Advertisements

One thought on “Mergulho com tubarões brancos

  1. Pingback: Roteiro Pela Cidade do Cabo | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s