Giverny: os jardins de Monet

Para quem já tiver conhecido todo o básico de Paris e tiver mais um dia por lá (uma manhã sobrando já resolve!), sobretudo na primavera, vale a pena fazer este passeio até Giverny, para conhecer a casa onde Claude Monet morou em 1883 até sua morte, em 1926 e conhecer os jardins que tanto inspiraram as suas obras.

IMG_0880 (800x533)

Os trens saem de Paris da Gare St.-Lazare e vão a Vernon (nas plataformas, procure por “Rouen”, o destino final). Quando fui, em 2010, custava menos de 15 euros cada trecho. Os trens saem de duas em duas horas e acho que o primeiro (às 08h20) é o melhor pra quem tiver pique, por poder fazer a visita sem tanta gente para atrapalhar suas fotos! Para consultar horários e preços, veja o site da Voyages-SNFC. É possível comprar online.

Em Vernon, pega-se um ônibus que sai do mesmo quarteirão da própria estação de trem (ao sair, é só seguir as pegadas no chão que indicam o caminho ao ônibus) e demora 10 minutinhos até chegar em Giverny (quando fui, esta passagem custava quatro euros) – há a opção de ir de bicicleta ou com um trenzinho também.

Comprei o ticket para a visita no próprio dia – para os mais organizados, pode-se comprar com antecedência pela internet.

obs Maíra: eu fui no trem das 08:20 e, não sei se por ser a primeira semana de setembro, ainda bem perto do fim das férias europeias, o lugar estava lo-ta-do de excursões. Por esse lado, valeu muito a pena ter comprado o ticket pela internet. 

O local é constituído de basicamente 3 pontos principais de visitação: a casa em si, o jardim das flores e o jardim das ninféas, onde estão as famosas pontes e lagos que tanto apareceram nos quadros de Monet.

Caso opte pelo trem das 08:20 (o local abre às 09:30), uma ótima estratégia é comprar o ticket pela internet (assim você fura a fila) e logo que entrar partir em direção ao jardim das ninféas. Assim você consegue conhecer o lugar mais concorrido com calma e sem tanta gente para estragar suas fotos.

IMG_0962 (800x533)

IMG_0898 (800x533)

Os jardins das ninféas são lindíssimos e impossível não lembrar os famosos quadros do pintor. Parece, na verdade, que estamos dentro de um deles.

giverny5

Depois disso, dá para voltar com calma para o jardim das flores e apreciar todos os detalhes.

IMG_0919 (800x533)

Jardim das Flores

IMG_0946 (800x533)

Não é possível bater fotos dentro da casa onde Monet morou e onde estão expostos alguns dos seus objetos pessoais. Mas, de toda forma, a atração principal é no exterior.

???????????????????????????????

obs Maíra: visitei em 2015 e já era possível tirar fotos do interior, desde que sem flash. Há algumas obras do pintor dentro da casa também. 

IMG_0929 (800x533)

IMG_0938 (800x534)

Quando saí dos jardins, aproveitei para conhecer o museu do impressionismo que fica ao lado da Casa do Monet e almocei em um dos restaurantes da região com mesinhas ao ar livre antes de pegar o ônibus de volta à estação. Uma delícia de programa, para quem estiver com tempo.

IMG_0979 (800x533)

A cidade gracinha de Giverny

Só um último detalhe: a casa fica fechada no inverno (dezembro a março). Para mais informações, visite o site oficial. Apesar de achar que a visita vale a pena para todo mundo, para os fãs de Monet é ainda mais imperdível.

obs Maíra: depois da visita a Giverny vale muito apena revisitar ou conhecer o Museu L’Orangerie, em Paris. Ali esttá um conjunto de painéis de Monet, denominados Les Nymphéas. A obra, que fica em duas salas ovais, é maravilhosa e inspirada nos jardins de Giverny. 

Advertisements

3 thoughts on “Giverny: os jardins de Monet

  1. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

  2. Pingback: O Principal de Paris | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s