Roteiro por Roma

Esse post faz parte da série Europa em 20 Dias.

Nós passamos 4 dias em Roma, sendo que 1 deles foi dedicado a visitar Pompéia.

Escolhemos nosso hotel com base na localização e no preço. Fechamos o Hotel Fellini. Não vou dizer que o hotel era maravilhoso, porque não era rs! Mas o quarto era reformadinho (embora mini) e o banheiro era moderno. Se não quiser gastar muito e não estiver procurando por luxo, é uma opção (a viagem foi em 2012 então vale a pena checar se continua assim).

Na minha opinião, a melhor localização em Roma pra quem busca explorar os pontos turísticos à pé é ao redor da Fontana di Trevi.

Outra dica que vou dar antes de começar o dia a dia: considere comprar o Roma Pass. Há o ticket de 36 ou 48 horas. O de 48h dá direito a entradas grátis nas 2 primeiras atrações que você escolher (o de 36h, só na primeira) e ambos dão desconto em vários outros lugares. Além disso, durante a validade do passe você pode usar transporte público na cidade de graça.

A melhor estratégia é escolher como sua primeira atração grátis o Coliseu, assim você poupa a enorme fila da bilheteria e já vai direto para a entrada! Acho que o passe já vale a pena somente por essa (grande) economia de tempo …

Pode ser comprado online aqui e retirado em um dos locais listados no site, mas certifique-se de comprar com antecedência, porque ele só poderá ser retirado após 5 dias da compra. Outra opção é comprar direto em um desses pontos de retirada.

Vou dividir o post em dias para facilitar, mas o mapa com as atrações visitadas está abaixo ou nesse link interativo do GMaps.

Roma

DIA 1

Chegamos em Roma às 07:35, num voo da Ryanair vindo de Barcelona. No aeroporto mesmo, retiramos nossos Roma Pass e pegamos um táxi até o hotel.

Deixamos as malas e partimos direto para a área do Coliseu. O ticket da antiga arena também dá direito a visitar o Monte Palatino e Fórum Romano.

Nós fomos à pé pra ir conhecendo a cidade, mas dá pra chegar lá de metrô ou táxi.

IMG_6756 (800x533)

Passamos o Coliseu e continuamos caminhando mais um pouco até chegar no Circo Máximo, antiga arena utilizada para festivais, corridas, batalhas, etc. Foi uma grande decepção, porque hoje em dia não existe praticamente mais nada por lá …

Nossa próxima parada foi o Monte Palatino, área bem arborizada, onde a aristocracia romana morava e onde os imperadores erguiam seus palácios. Várias ruínas daquela época ainda estão por lá e é possível visitá-las.

IMG_6828 (800x533) IMG_6831 (800x533)

Voltando pro Coliseu, a fila já estava enorme, mas apresentamos o Roma Pass e entramos direto, muito rápido!

Pegamos um audio guide e fomos seguindo o trajeto.O local dispensa apresentações.

IMG_6758 (800x533) IMG_6767 (800x533)

IMG_6815 (800x533)

O subterrâneo, que ficava embaixo da arena.

De lá, já dá pra avistar o Fórum Romano. O fórum era o centro da vida política, administrativa e judicial de Roma. O lugar é bem grande e cheio de ruínas, com uma disposição um pouco confusa. Nós entramos e caminhamos primeiro para a esquerda. Depois voltamos e fomos para a direita, parte mais legal do percurso.

 IMG_6850 (800x533)

IMG_6840 (533x800)

Geralmente, as pessoas dedicam um dia inteiro para essas 3 atrações, porque a visita demora mesmo.

Nós ainda esticamos para o Mercado de Trajano, passando pelo lindo Monumento Vittorio Emanuele.

IMG_6854 (800x533)

Obs. Débora:  a base deste Monumento abriga o Museu de Unificação Italiana. A visita vale a pena não pelos objetos que estão expostos, mas sim pela vista que se tem do terraço!

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

O Mercado de Trajano era um complexo de 150 lojas e escritórios do início do século 2o. As lojas vendiam desde sedas do oriente médio até peixes frescos. Era também o local onde era distribuída a ração grátis de milho a que cada homem romano tinha direito. Dá pra ver bem as ruínas de fora e acabamos decidindo não entrar.

IMG_6859 (800x533)

DIA 2

No segundo dia, acordamos bem cedo e fomos direto para a Fontana de Trevi, que ficava bem pertinho do nosso hotel. Pelo visto, a maioria da galera realmente não curte acordar cedo nas férias, porque, milagre, a fontana estava vazia!

IMG_6910 (800x533)

De lá, fomos para o Pantheon, o “templo de todos os deuses”, construído pelo Imperador Adriano. A arquitetura por fora é bem típica da Roma Antiga e por dentro o domo impressiona com o círculo de passagem de luz no topo.

IMG_6919 (800x533) IMG_6932 (800x533)

Nossa próxima parada foi a Piazza Navona, pra mim, a praça mais bonita de Roma! Na praça, fica uma fonte linda de Bernini, com estátuas que representam os quatro rios mais conhecidos da época: o Nilo, o Prata, o Ganges e o Danúbio.

IMG_6933 (800x533)

IMG_6936 (533x800)

O  melhor de fazer Roma toda à pé é que você anda em ruas como estas.

IMG_6950 (800x533) IMG_6953 (800x533)

Próxima praça do roteiro: Piazza di Spagna, com a famosa escadaria decorada com flores.

 A Piazza di Spagna fica pertinho da Via Condotti e da Via Del Corso, que abrigam várias lojas de marca. É legal andar por elas espiando as vitrines.

Fomos subindo a Via Condotti até a Piazza Del Popolo. Da praça, sobe uma escadaria que dá na Villa Borghese, um parque lindo de Roma.

IMG_6959 (800x533)

Ficamos por lá o final da tarde. Alugamos um segway e fomos explorando o parque com calma.

Nesse dia à noite, fomos jantar no famoso Alfredo de Roma, restaurante em que foi inventado o molho que leva esse nome. O lugar é cheio de turistas, mas o molho é muito bom!

E já que iriamos pegar um táxi pra voltar pra casa, porque não dar uma desviada com ele para apreciar o Coliseu iluminado?

IMG_6980 (800x533)

DIA 3

Ficamos o dia todo em Pompéia/Nápoles, que vou explicar mais detalhadamente em um post específico. Veja aqui.

DIA 4

Como o Roma Pass não incluia o Vaticano, deixamos para conhecê-lo depois do fim da validade do passe.

Mas não é porque você está sem o passe que precisa ficar na fila de entrada do museu! É possível comprar o ticket online (aqui) e entrar direto. Recomendo muito.

IMG_7098 (800x533)

O Museu do Vaticano ocupa palácios originalmente utilizados pelos papas do renascimento. São construções lindas e ricamente decoradas. O acervo do museu é formado por arte clássica e renascentista, que, sinceramente, não são muito minha praia, então fomos dando uma olhada por cima em tudo, sem demorar muito em nenhuma obra específica, além dos pontos altos a seguir.

IMG_7100 (800x533)

As Salas de Rafael são os antigos aposentos do Papa Júlio II, que contratou o artista para redecorar essas quatro salas. É uma parte bem famosa do museu.

Mas a maior estrela é a Capela Sistina, destino de 99,99% das pessoas que foram visitá-lo. O nome da capela vem do Papa Sisto IV, que mandou construí-la em 1473. O famoso teto foi pintado por Michelângelo e é lindo mesmo. Apesar de coadjuvantes, as paredes da capela também possuem obras de grandes artistas da época, como Botticcelli. Não pode tirar foto, mas aqui vai uma pequena que peguei do próprio site do Vaticano.

CSN_Qu

Saindo do Museu, fomos visitar a Necrópole do Vaticano, um passeio que não é muito conhecido, mas que vale muito a pena.

A necrópole é formada por tumbas da época de Cristo, que ficam embaixo da Praça de São Pedro. Falando nesse nome, o Vaticano afirma que ali está a tumba do próprio santo. Eu fui mais pela história e pra conhecer construções originais de antigamente, mas não posso negar que me arrepiei quando o padre que era nosso guia nos apontou aquele lugar.

Pra entrar, você passa pelos guardas do Vaticano e entra numa área de acesso proibido. Espera alguns minutos e o padre que fará seu tour te chama.

IMG_7176 (800x533)

Achei muito legal porque o passeio, apesar de ser feito por um padre, não é focado tanto em religião, mas em história. Nem podia. Vale lembrar que Roma era a capital do império, então não há tumbas só de cristãos, mas de pessoas de várias religiões. O padre vai explicando a simbologia de cada afresco nas tumbas, pelos quais dá pra saber qual crença era seguida por aquela pessoa. A dos cristãos é o exercício mais difícil: como a religião era proibida durante uma época, alguns símbolos secretos eram colocados pra identificá-la.

Eu amo história. Pra mim, estar naquelas tumbas e ruas originais da época de Cristo, onde pisaram pessoas que viveram há mais de mil anos atrás, foi fascinante! É absolutamente necessário reservar antes por e-mail com o Escritório de Escavações do Vaticano (scavi@fsp.va e uff.scavi@fabricsp.va).

O local não é divulgado e realmente pouquíssimas pessoas visitam. Como os passeios são muito restritos, não dá pra escolher muito o dia, horário e idioma. Dê várias opções para que seja mais fácil conseguir um horário que encaixe no seu roteiro. Nós demos inglês, espanhol e português – pegar esse último foi sorte.

O valor é de 12 euros por pessoa. Você também achou que fosse custar muito mais caro?

Obs. Débora: eu (infelizmente!) não fiz este tour. Mas fiz uma visita guiada em espanhol nas Catacumbas de San Sebastian, na Via Appia Antica (um pouco mais afastado do circuito turístico – há também a Catacumba de San Calixto) – um cemitério subterrâneo que, embora não tão “exclusivo” quanto este do Vaticano, também impressiona! Pelo menos, não precisa reservar e custou 08 euros.

Outro ponto positivo da visita: voltando pro térreo, você mostra seu e-mail de confirmação no tour da necrópole e não precisa pegar fila para entrar na Basílica de São Pedro, que, no dia que fomos, estava gi-gan-te.

** Atenção: tanto para a necrópole como para a basílica, é necessário cobrir joelhos e ombros. 

A Basílica é inteira linda, mas os pontos de destaque são a Duomo e a famosa escultura de Michelângelo: Pietà.

IMG_7155 (800x533) IMG_7157 (800x533)

IMG_7161 (533x800)

A Praça São Pedro, na frente da basílica, tem um obelisco e é cercada de colunas. Se quiser ir à Roma e ver o Papa, procure quando haverá missa rezada por ele na praça, mas prepare-se para multidões!

IMG_7123 (800x533) IMG_7173 (800x533)

Do Vaticano, o mais comum é ir para o Castelo Sant’ Angelo, que fica ali pertinho. Foi o que fizemos. Se tiver pique pra subir até o topo do castelo, você é recompensando com uma vista linda da cidade.

IMG_7196 (800x533) IMG_7186 (800x533)

À noite, fomos jantar em Trastevere, bairro boêmio, cheio de cantinas. Uma graça!

Depois de jantar, ficamos dando uma volta pelas ruas do bairro, que estava cheio de gente, no maior agito! Como era verão, nas margens do Rio Tevere tinham sido montados vários bares a céu aberto. Sentamos nas almofadas de um deles e ficamos tomando uns drinks até o final da noite.

IMG_7209 (800x533)

Obs. Débora : eu fui almoçar no final de semana em Trastevere e também gostei muito! Pelo jeito, acho que qualquer hora que você for, a região vale a pena!

???????????????????????????????  ???????????????????????????????

** as Termas de Caracalla são outra atração famosa em Roma, mas que não visitamos. Vale a pena incluir no seu roteiro.

Qualquer opinião que eu dê sobre Roma seria tendenciosa. A cidade é a minha preferida. Eu amo a Itália, então comer bem e tomar um sorvete bom em qualquer esquina, de quebra passando por construções milenares, é imbatível!

Se você for fã de história, não tem como não amar essa cidade .. buon viaggio!

Advertisements

10 thoughts on “Roteiro por Roma

  1. Pingback: Bate e Volta a Pompéia | Diários de Férias

  2. Má, no Roma passa está incluso o passeio no subterrâneo do Coliseu ou só as partes altas? E andar de segway, o quanto de habilidade requer??

  3. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

  4. Pingback: Europa em 20 Dias – Considerações e Roteiro | Diários de Férias

  5. Pingback: Barcelona, a cidade de Gaudí. | Diários de Férias

  6. Olá July,

    Primeira vez aqui e estou adorando as dicas!! Parabéns pelo blog!
    Fiquei em dúvida quanto ao agendamento para conhecer a necrópole do Vaticano, preciso mandar esse e-mail em italiano?
    Obrigada,
    Liani.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s