Medicina do Viajante

Long-term-travel-health-issues-653x535

Sempre que começo a pensar e preparar uma viagem, já surge aquela dúvida se, para aquele certo país, é preciso tomar alguma vacina ou alguma precaução médica específica e normalmente me socorria ao Google. Mas, quando fui para o Butão, por falta de informações na internet, descobri a Medicina do Viajante do Hospital Emilio Ribas (aqui em SP) que me explicou tudo o que eu queria e precisava saber.

É preciso agendar a consulta com antecedência pelo e-mail agendamento@emilioribas.sp.gov.br. Eu fui atendida pontualmente no primeiro horário disponível, às 8h (o atendimento vai até às 17h) e o médico me receitou alguns medicamentos que poderiam ser úteis (em caso de infecção alimentar, por exemplo), me explicou como tomar e ficar atenta aos sintomas e, por fim, me encaminhou para o setor de vacinas para tomar as que ele recomendou em virtude dos lugares que ia visitar. Me passou, ainda, algumas dicas bem práticas, como a do repelente Exposis, o qual não conhecia e virei fã.

Dica da Maíra: usei esse serviço no Hospital das Clínicas, onde chama Ambulatório do Viajante. O esquema é o mesmo e também fui atendida pontualmente e de forma excelente. Eles analisam seu roteiro, dão dicas do que evitar, sugerem remédios pra levar e orientam a imunização com base na sua carteirinha de vacinação. As consultas devem ser agendadas pelo telefone (11) 2661-6392. Se quiser procurar a rede particular, sei que o Fleury oferece esse serviço (infos aqui). 

Enfim, é um atendimento de excelência e de graça. Não precisa ser paciente do hospital, nem nada; só levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação. Se sua próxima viagem sair um pouco do roteiro mais básico, acho que, por precaução, vale bastante a pena passar lá!

One thought on “Medicina do Viajante

  1. Pingback: Safári na África do Sul | Diários de Férias

Leave a Reply

