Dia 3 – Siena, Monteriggioni, San Gimignano e Volterra

O roteiro dia a dia da Toscana está aqui, com umas sugestões de alteração.

Já dei a dica do hotel aqui.

No terceiro dia, acordamos super cedo pra turistar e fomos direto para a Piazza del Campo. O principal edifício é o Palazzo Comunale e vale a pena pagar para subir na Torre Del Mangia, porque a vista panorâmica da cidade é incrível!! Mas vá cedo, porque tem muita fila.

Italia (288) (800x176)

Panorama da praça vista do Palazzo Comunale.

Italia (289) (800x534)

Palazzo Comunale

Italia (296) (800x534)

Praça vista do alto da Torre Del Mangia.

Italia (295) (800x600)

Cidade vista do alto da Torre Del Mangia.

De lá fomos, para a Duomo que também é de mármore e linda por fora, mas um espetáculo por dentro! Quando fomos, o piso estava descoberto e deixava a igreja ainda mais maravilhosa.

Italia (309) (800x600) Italia (311) (800x600)

Até demos uma volta pela cidade, mas não achei mais nada que mereça destaque por aqui.

De Siena, fomos para MONTERIGGIONI, que na verdade não é uma cidade, mas um antigo castelo. O lugar é uma gracinha. Daria pra conhecer rapidinho dando uma volta ao redor, mas gostamos tanto dos restaurantes com mesinhas no pátio que aproveitamos pra ficar por lá e almoçar. Geralmente quando o roteiro é corrido, a gente nem almoça, faz um lanche rapidão e deixa pra um almo-janta reforçado no final do dia. Mas na Itália a comida é uma das melhores coisas da viagem e não dá pra deixar em branco uma oportunidade de comer – de preferência, uma massa bem gostosa hehehe!

Italia (332) (800x600)

Italia (329) (800x534) Italia (330) (800x534)

O castelo é um passeio bem comum pra quem está em Siena.

Seguimos então pra SAN GIMIGNANO, a cidade dos arranha-céus toscana. Na idade média, a construção de uma torre era sinal de riqueza e como a cidade tinha várias famílias poderosas, cada uma queria construir sua torre maior do que a da outra. Quem ganha com isso são os turistas, porque a cidade vista de longe é muito linda!

Nós apanhamos perguntando pra um monte de gente de onde poderíamos ter a visão de longe da cidade com todas as torres, mas acabamos conseguindo.

Italia (356) (800x600)

Como boa integrante da Toscana, a cidade também tem sua praça com a Duomo e o Palazzo Comunalle, mas a praça mais famosa e mais bonita é a Piazza della Cisterna. Linda!

Italia (345) (800x534)

Ainda bem que não tínhamos comido a sobremesa ainda, porque nessa praça está a famosa (e lotada) Gelateria Dondoli, que diz ter o “Gelato World Champion 2006/2007 2008/2009”. Não sei de onde vem esse título, mas o sorvete, como todo italiano, é bom!

Italia (342) (534x800)

A última cidade que visitamos foi VOLTERRA e achei bem, bem mais ou menos. Teria tirado fácil do meu roteiro, mas, como já disse, cada pessoa ama mais uma cidade da Toscana e Volterra pode ser a sua.

Tinha colocado no roteiro mais porque li que a estrada até lá é maravilhosa, bem típica da toscana com aqueles pinheiros, mas nem isso achei tão bonito.

Nesse dia, nosso tour acabou bem antes que imaginamos, por isso dei a dica de tirar algumas cidades do Dia 2 e colocar aqui no Dia 3.

De lá voltamos para dormir no mesmo hotel de Firenze. No dia seguinte, se encerraria nosso giro pela Toscana e começaria a Costa Amalfitana, pegando um trem pra Nápoles e depois um barco pra Capri.

7 thoughts on “Dia 3 – Siena, Monteriggioni, San Gimignano e Volterra

1. Pingback: Toscana em 3 Dias ou Roteiro da Toscana Express | Diários de Férias

2. Pingback: Dia 2 – Arezzo, Cortona, Montepulciano, Pienza e Montalcino | Diários de Férias

3. Pingback: Dia 1 – Pisa e Firenze | Diários de Férias

4. É a segunda viagem que fazemos este ano – uma a Berlim, outra à Toscana – e os vossos roteiros tem-nos ajudado bastante. Os percursos, os comentários, as dicas encaixam perfeitamente no que queremos das nossas viagens. Não vamos perder-vos de vista, continuem!

5. Engraçado né. Eu tiraria San Gimignano e ficaria mais tempo em Volterra! Cada um prefere uma cidade!!!