Dia 2 – Arezzo, Cortona, Montepulciano, Pienza e Montalcino

O roteiro dia a dia da Toscana está aqui, com umas sugestões de alteração. O Dia 1 você encontra nesse link.

No segundo dia, saímos em direção à Siena (sempre beeem cedo), passando por Arezzo, Cortona, Montepulciano, Pienza, Abbazia di SantAntimo e Montalcino.

Basicamente, a principal atração de todas essas cidadezinhas é a pracinha da igreja e o palácio do governo, mas o que vale a pena mesmo é sair andando pelas ruas, descobrindo a arquitetura especial da Toscana.

Outra atração é a estrada, com umas paisagens lindas e vários campos de girassóis, que te fazem querer parar pra bater foto toda hora!

italia-218

1) Em AREZZO, subindo pela Corso Italia, você chega na Praça Duomo e na catedral da cidade. A praça é arborizada e tem a catedral de um lado e a Fortaleza dos Médici de outro. Vale a pena andar a rua toda, porque você vai passando por vários edifícios da Idade Média, bem impressionantes.

mapaarezzo

Italia (165) (800x534) Italia (176) (800x534)

Outra Igreja que impressiona pela fachada é a Santa Maria della Pieve que também fica na Via Corso. Meio que na lateral dessa igreja está a Via Seteria, que leva àPiazza Grande, minha atração preferida da cidade. É cercada de vários prédios da idade média. Quando fomos, estava tendo um festival e eles estavam todos decorados com escudos, não sei se é sempre assim!

Italia (168) (800x600)

2) Em CORTONA não há nenhuma atração imperdível, o esquema é andar pelas ruazinhas mesmo, subindo montanha acima e aproveitando o charme da cidade.

Italia (206) (800x534) Italia (199) (800x534)

Se fosse cortar alguma cidade desse Dia 2, seria Cortona, mas o amor pelas cidades da Toscana varia muito de pessoa pra pessoa!

3) MONTEPULCIANO ganhou o posto de minha preferida na Toscana!

mapamontepulciano

A cidade é conhecida pelo famoso Vino Nobile e aproveitamos que iriamos almoçar por lá pra provar. A cidade é toda bonitinha, com as ruas cheias de bandeiras.

Paramos o carro no estacionamento visto à direita de quem olha para o mapa e fomos subindo pela rua principal. Passamos pela Torre de Pulcinella, uma torre medieval com um relógio e um bonequinho no topo que – teoricamente – bate as horas. Ficamos esperando pra ver e nada rs!

Italia (229) (800x534)

Relógio do topo da Torre de Pulcinella

Italia (224) (800x600)

A principal atração é a Piazza Grande, que tem a Duomo e o Palazzo Comunale, além de uma fonte linda. Caso você seja fã, é essa praça que aparece em algum dos filmes Crepúsculo, embora no filme a cidade mencionada seja Volterra.

Italia (231) (534x800)

Na rua que circulei em vermelho no mapa, fica um restaurante com uma das melhores vistas que tivemos da Toscana, a Osteria del Borgo, recomendo muito!

Italia (238) (800x600)

4) Meu amor por Montepulciano divide espaço com PIENZA. A cidade foi desenhada por Pio XII e é linda linda linda! A atração principal é a muralha, mas não deixe de andar pelas ruazinhas cheias de flores que são um charme.

Italia (248) (800x534)

Ruazinhas de Pienza

 Acho que se nosso roteiro tivesse acabado aqui, teria sido perfeito. A essa hora já estávamos bem cansados. Mas a próxima atração valeu a pena.

5) A ABBAZIA DE SANT’ANTIMO parece um lugar saído de filme. A atração é realmente só a abadia, que tem uma arquitetura típica da Toscana e é cerca por uma paisagem maravilhosa. O interior da igreja é simples, mas iluminado por uma luz natural e fica o tempo todo tocando cantos gregorianos, o que dá uma aura muito especial ao lugar. Fiquei lá dentro muito mais tempo do que imaginei. Se der, tente chegar nos horários em que há missa, toda feita em canto gregoriano. Dá pra consultar aqui.

Italia (262) (800x534)

Abbazia de Sant´Antimo

Italia (257) (600x800)

6) A abadia é bem perto de MONTALCINO e chegamos lá já era quase 18:00. Como estávamos bem cansados, nossa visita se resumiu à Fortezza na entrada da cidade, onde já há uma enoteca que faz degustação de vinhos, afinal, não poderíamos deixar de tomar um Brunello de Montalcino na sua origem.

Italia (266) (800x534)

Fortezza de Montalcino, com essa paisagem horrível ao fundo.

 Italia (274) (800x534)

Depois disso fomos, até fomos dar um voltinha pela cidade e tomar um sorvete, mas não achei nada de especial.

Chegamos em SIENA no final da tarde e fomos direto pro hotel tomar um banho e sair à noite pra conhecer a Piazza del Campo ilumina e jantar em algum dos muitos restaurantes por lá.

Nosso hotel era ali pertinho, também B&B e chamava B&B Quattro Cantoni. Simples, mas bem localizado, só por uma noite foi ótimo. O dono também era uma simpatia. Durante o café da manhã do outro dia, sentou com a gente e nos deu várias dicas.

Nosso roteiro em Siena e outras cidades continua no Dia 3.

Advertisements

7 thoughts on “Dia 2 – Arezzo, Cortona, Montepulciano, Pienza e Montalcino

  1. Pingback: Dia 3 – Siena, Monteriggioni, San Gimignano e Volterra | Diários de Férias

  2. Pingback: Toscana em 3 Dias ou Roteiro da Toscana Express | Diários de Férias

  3. Pingback: Dia 1 – Pisa e Firenze | Diários de Férias

  4. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do seu POST e usarei para o meu diz em Arezzo e arredores.
    Eu gostaria de pedir uma ajuda sua. Não me achei muito bem no site para pesquiar sobre canto gregoriano.
    Como é chamado lá?

    • Ricardo, poxa vida, não vou conseguir te ajudar com isso, porque não assistimos a nenhum. Peço desculpas pela demora para responder e, se tiver dica bacana sobre ele, deixa aqui nos comentários!

  5. Oi Maira,

    Será que só nas estradas encontramos esses campos de girassóis? Vou andar de trem por lá, mas queria MUITO ver esses campos lindos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s