Uyuni – roteiro dia a dia – Estrella del Sur

As dicas práticas sobre o Uyuni estão nesse post aqui.

Como os roteiros feitos pelas diferentes agências que contratamos foram diferentes, optamos por fazer posts diferentes do dia a dia. Esse roteiro foi realizado com a Estrella del Sur.

O roteiro realizado com a Cordillera Traveller está nesse post aqui.

DIA 1 – quarta-feira

Chegada em Calama, transfer para San Pedro e pernoite

DIA 2 – quinta-feira

Saímos cedinho, 5 da manhã. Fomos com um ônibus até a proximidade da fronteira onde pegaríamos o jipe.

Tomamos café e embarcamos em dois jipes com um grupo de 2 ingleses, 1 australiana e 5 franceses.

DSC00185

???????????????????????????????

Nesse dia iríamos fazer as lagunas verde e colorada, mas com a mudança de planos fomos em direção às Lagunas Hedionda, Cañapa, Chiarkota e, por ultimo, Honda. Todas são lindas e cheias de flamingos. Paramos para o almoço feito pelo motorista/guia Edwin (prepare seu álcool gel…no almoço, se tiver sorte, há garfo!) rsrsrs.

DSC00245

DSC00237

DSC00216

DSC00295

DSC00303

DSC00218

Fomos em direção ao refúgio, parando para tirar fotos em alguns pontos. Estava esfriando e a curiosidade (ou medo) sobre o tal do refúgio me impediu de apreciar direito o fim do percurso rsrs.

No fim da tarde chegamos a uma vila. Nosso refugio era uma casa super simples nesta vila mais simples ainda. Tinhamos dois quartos para 10 pessoas e apenas um banheiro. Por sorte, estávamos só com gringos…nenhum deles quis se arriscar no banho naquele frio rsrsrs. A água era quente (senão também teria desistido) e até que deu pra tomar um banhozinho.

DSC00261

DSC00256

DIA 3 – sexta feira

Acordamos bem cedinho e, como o motorista do outro jipe tinha ido a uma “festinha” no dia anterior, não estava em boas condições para pegar a estrada (achei um absurdo, mas conversando depois com outros turistas, vi que não é algo tão incomum). Fomos dar uma volta na “cidade” para ele melhorar e partimos.

Visitamos uma região com lindas formações de pedras chamada Vale de los Rocas e depois paramos em um campo de lhamas.

DSC00289

DSC00302

DSC00275

Em seguida, fizemos uma parada em um bar de sal para provar uma cerveja de coca e dar um descanso para o Edwin que aparentava estar com um certo soninho….(medo!).

DSC00316

DSC00319

No caminho, tivemos um problema com um pneu e paramos numa cidadezinha minúscula no meio do nada…

DSC00306

À noite, chegamos no hotel de sal, que já fica na bordinha do grande deserto. Tudo é feito de sal, as paredes, as camas, os bancos…uma graça. O local é uma torre de babel, um monte de gringos…nenhum brasileiro por lá.

???????????????????????????????

DSC00331

DSC00533

O combinado era ficarmos em um quarto duplo, mas chegando lá não havia disponibilidade (também fiquei sabendo depois que isso era comum) então dividimos o quarto com uma senhora francesa. O banho era quente e custava 15 bolivianos (cerca de 2 dólares).

Dormimos cedo para o dia seguinte que prometia!

DIA 04 – sábado

Acordamos 4h30 para ver o nascer do sol no meio do Salar. É algo tão impressionante que não consigo descrever…e também acho que as fotos não conseguem representar exatamente o espetáculo. Poderia ficar lá por horas!

DSC00372

DSC00368

DSC00476

DSC00522

Depois do show fizemos uma parada na Isla Incahuasi que, em quéchua (idioma local), quer dizer “A Casa do Inca”.

A ilha é um morro de origem vulcânica e possui formações de corais remanescentes do tempo em que o Salar era coberto por água. É um dos poucos lugares que conta com um pouco de vida no meio do deserto. Destacam-se as centenas de cactos com até 10 metros de altura e mais de 600 anos. Um passeio imperdível.

???????????????????????????????

DSC00404

DSC00436

DSC00442

Voltamos ao salar para tirar as famosas fotos de perspectiva. A parada rendeu ótimas fotos e muitas risadas.

montagem Uyuni

Em seguida partimos em direção à cidade de Uyuni, passando pelo museu de sal, por uma região de extração de sal e, por fim, pelo cemitério de trens. De todos este ultimo foi o que menos gostei…um monte de vagões abandonados no meio do deserto! Rsrsrs

DSC00525

???????????????????????????????

DSC00541

DSC00543

Chegamos no meio da tarde na cidade de Uyuni, almoçamos por lá, demos uma volta (não há nada pra fazer por lá…) e descansamos para sair por volta de 16hs.

Fomos direto ao primeiro refugio (da vila) apenas para dormir no meio do caminho. A viagem foi cansativa…

DIA 5 – domingo

Neste dia, fizemos o roteiro que faríamos no primeiro dia. Foi meio corrido, pois tínhamos que chegar ainda de dia em San Pedro.

Teoricamente teríamos que pagar uma entrada no parque de cerca de 165 bolivianos (foi o que nos disseram), mas, no postinho de fiscalização, o agente pediu para anotarmos o nome e país em um caderninho e pediu 10 bolivianos de cada um. Achei melhor não questionar muito.

Passamos pelos gêiseres, por um lago de águas termais (que não tive coragem de entrar pelo frio que estava fazendo fora deles) e pelo magnifico Desierto de Siloli também chamado de Deserto de Dalí. A foto explica o porquê deste nome.

DSC00593

DSC00608

desierto siloli 2

Por ultimo fomos às Lagunas Colorada (que fica avermelhada por causa de um microorganismo que vive por lá) e Verde (que costuma ficar verde água mesmo no verão).

colorada

DSC00618

No posto de imigração da Bolivia, deixamos o jipe e nosso guia pra trás. Fizemos os tramites e fomos de ônibus (lotado!! Com direito a cadeiras até no corredor!) até o posto de imigração do Chile.

DSC00624

???????????????????????????????

Fomos para um hotel bem confortável para compensar os perrengues que não foram poucos, mas valeram cada segundo nas paisagens do Salar!

Dia 06 – segunda-feira

Transfer de San Pedro para Calama e voo de volta!

Advertisements

4 thoughts on “Uyuni – roteiro dia a dia – Estrella del Sur

  1. Pingback: Programando a viagem | Diários de Férias

  2. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

  3. Pingback: Deserto do Atacama: um dos destinos mais lindos da América do Sul (e do mundo). | Diários de Férias

  4. Pingback: Uyuni – Roteiro Dia a Dia – Cordillera Traveller | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s