Butão – Punakha e Paro

No segundo dia, fomos para a cidade de Punakha, depois de algumas horas de estrada, andando praticamente no meio das montanhas, ouvindo e contando sobre as nossas diferenças.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Ele achava espantoso eu morar numa cidade com mais de 11 milhões de habitantes – o Butão inteiro tem menos de 200 mil habitantes. Falava que também gostavam do futebol, mas o arco e flecha era o esporte nacional. Me contava dos reis, do quanto eles tinham sido bons para o povo – que o próprio rei em 2008 abriu mão de parte de seu poder e instituiu eleições pela primeira vez no país sem precisar de uma rebelião ou algo do tipo. Não fez nenhuma crítica ao governo. E se orgulhava de falar que não existia miséria no país. Aos poucos eu percebia porque o país era considerado um dos mais felizes do mundo…

Paramos para visitar o Dochula – Druk Wangyal Chorten, onde foram construídas 108 estupas no meio das montanhas. Uma vista impressionante – no dia, o Himalaia estava encoberto pelas nuvens, mas ainda assim valia a pena. Também visitamos um mosteiro pequeno no meio desta construção. Nele, tinha uma parte específica cuja entrada era proibida para as mulheres.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Em Punakha, conhecemos o imponente Punakha Dzong, um dos maiores e mais antigos palácios do Butão e cuja arquitetura conseguia ser ainda mais impressionante que a dos demais que visitei.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Voltamos para Paro e passeamos um pouco pela cidade – a arquitetura das casas, apesar de simples, era muito charmosa, toda de madeira, trabalhada e pintada – e fomos para hotel.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Fiquei no Metta Resort & SPA  que era excelente e ainda, organizaram à noite uma demonstração das danças típicas. Apesar do frio que fazia noite, foi bem bacana para conhecer um pouco mais da cultura local e serviu também para confraternizar os hóspedes.

hotel 2  ???????????????????????????????

Em Paro, além da visita ao Tiger’s Nest, nós tivemos meio dia livre. Nossa visita começou com as ruínas da Drukgyel Dzong, uma fortaleza onde guerreiros butaneses lutaram contra invasores tibetanos a centenas de anos atrás.

DSC_5174 (800x534)

DSC_5171 (800x534)

No topo das ruínas, as famosas bandeiras de prece ao vento.

E na volta passamos por uma das muitas rodas de oração que estavam sendo giradas por um senhorzinho muito idoso. Nosso guia nos explicou que eles rezam pelo mundo, nunca por eles, e já achamos excepcional uma pessoa tão velhinha passar tanto tempo de pé, dedicando-se exclusivamente aos outros. Mas quando achamos que não podia melhorar, pegamos a troca de turno, quando chegou outro senhor para se dedicar à atividade. É uma coisa muito linda e especial. 

DSC_5147 (800x534)

Visitamos também o Kyichu Lhakhang, um dos 108 templos construídos no Himalaia pelo rei tibetano Songtsen Gampo, cuja construção marca a introdução do budismo no Butão.

DSC_5198 (800x534)

DSC_5206 (800x534)

Saindo de lá, visitamos a Ta Dzong. Ao mesmo estilo da Dzong de Thimphu, tem arquitetura típica butanesa, divida entre a parte religiosa e a administrativa. Embora não seja tão linda como a da capital, oferece vistas lindas do vale de Paro. 

DSC_5380 (800x534)

DSC_5375 (800x534)

Vale de Paro visto da Ta Dzong.

Para terminar o dia, nosso guia nos levou a um campo de tiro ao alvo, esporte nacional do país. 

DSC_5223 (800x534) DSC_5246 (800x534)

Nosso hotel em Thimphu foi o Namgay Heritage Resort (4*), à beira do rio, que era excelente!

Advertisements

One thought on “Butão – Punakha e Paro

  1. Pingback: O Que Vem Por Aí … | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s