A Floresta Amazônica – Passeios

As dicas práticas para programar a viagem foram dadas nesse post aqui. Os passeios variam muito pouco de hotel para hotel. Claro que cada um tem sua forma de realizar cada passeio e cada um também tem sua própria atividade exclusiva. Mas, de forma geral, os passeios não fogem muito desses aqui:

ENCONTRO DAS ÁGUAS E PASSEIO POR IGARAPÉS E IGAPÓS

O famoso “Encontro das Águas” é o encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões. Seria normal se não fosse um detalhe: por conta da diferença entre a temperatura, velocidade e densidade das águas dos rios, eles correm lado a lado sem se misturar por cerca de 6 km. É impressionante de ver pessoalmente, porque a linha de encontro é tão bem definida que parece que há uma barreira entre os rios, que nenhuma gotinha se mistura.

DSC_8498 (800x534)

Depois de correrem lado a lado por uma grande extensão, finalmente as águas claras do Rio Solimões “vencem”, formando o que nós brasileiros conhecemos como Rio Amazonas.

DSC_8507 (800x534)

A grande maioria dos passeios junta o Encontro das Águas com um passeio pelos Igarapés e Igapós, no qual passa-se com uma lancha pequena por entre a vegetação alagada da Amazônia. O cenário é lindo e é muito legal se sentir bem no meio da floresta.

unnamed

Além dos Igapós, os passeios passam por um lago cheio de Vitórias Régia.

DSC08703 

Por fim,  param em alguns locais em que ficam animais como jacarés, cobras, preguiças …

DSC_8525 (800x534)

preguiça

Obs Maíra: eu fiquei um pouco desconfiada desses locais com animais. Por mais que pegar a preguiça no colo seja irresistível, acho que eu preferiria um ecoturismo de observação, vendo os animais em seu habitat natural – e não confinados em algum espaço.  
 
É importante checar se no pacote de passeios fechado com o hotel este passeio está incluso, porque nem todos os hotéis oferecem e a maioria oferece como extra pago à parte.

CAMINHADA PELA SELVA

Esse passeio geralmente é exclusivo dos hotéis de selva, que fazem uma caminhada com guia partindo do próprio hotel. O nosso oferecia e foi bem legal.

DSC_8596 (800x534)

O guia vai mostrando diversas espécies de árvores e contando os seus usos, além de explicar sobre diversos costumes do povo amazônico, principalmente o indígena.

DSC08711

Vimos seringueiras, a árvore que fabrica o Vic Vaporub, árvores das quais se extrai incenso, palha, corda, antissépticos, enfim … muita coisa interessante!

DSC_8581 (800x534)

Incenso natural

DSC_8579 (800x534)

Vic Vaporub natural

ASSISTIR A UM RITUAL INDÍGENA

Muitos passeios incluem uma visita a uma “comunidade” indígena para assistir a algumas danças. Vale alertar desde o início que o ritual é bem para turista ver. As comunidades, na verdade, são grupos de índios de diversas etnias que se juntam apara apresentar alguns rituais.

DSC_8160 (800x534)

 DSC_8119 (800x534)

Apesar de não ser lá muito autêntico, uma vez na Amazônia vale a experiência. No mais, ainda que as danças estejam sendo representadas exclusivamente para os turistas, são realmente as danças por eles realizadas em suas aldeias natais para agradecer colheita, fazer pedidos, etc.

DSC_8089 (800x534)

DSC_8156 (800x534)

FLORESTA DOS MACACOS

Perto do nosso hotel ficava uma ilha na qual alguns macacos apreendidos pelo IBAMA em tráfico ilegal são readaptados para voltar à natureza.

DSC08678 DSC08918

Obs Maíra: vejo pela foto que a Ká pôde alimentar os macaquinhos, mas quando eu fui não era possível nem chegar muito perto deles (já eram bem grandes). Acho que depende muito do grupo de macacos que está por lá. Então, caso você espera uma interação como na floresta dos macacos de Bali, por exemplo, talvez possa ficar um pouco decepcionado.

DSC_8032 (800x534)

Sempre tem um animalzinho ou outro interagindo

VISITA A COMUNIDADES LOCAIS

O nosso hotel oferecia uma visita a uma “comunidade local”, que na verdade era mais uma demonstração turística de algumas atividades das pessoas que vivem na floresta, como o trato da mandioca, como é feita a transformação do latex em borracha etc.

DSC_8407 (800x534)

DSC_8409 (800x534)

O que fizemos com o hotel não é nada imperdível, mas vale a pena checar se outros passeios não incluem comunidades mais típicas/autênticas.

PESCA DE PIRANHA

Também oferecido pelo hotel, confesso que achei meio chato… ficamos lá um tempão e o único trunfo da equipe foi um peixinho mequetrefe rsrsrsrs.

DSC09023

FOCAGEM NOTURNA DE JACARÉS

Muitos hotéis de selva oferecem o passeio para focagem noturna de jacarés. O barqueiro vai passando um holofote nas margens do rio, esperando os olhos de algum jacaré refletir a luz.  Nós conseguimos ver um mísero baby jacaré rsrsrsrs, mas o passeio noturno valeu a pena pela experiência de ouvir os sons da selva à noite…achei muito legal.

DSC08995

NADAR COM OS BOTOS COR-DE-ROSA

Por último, mas com certeza não menos importante, o passeio mais legal! Também vale ficar atento pois na maioria dos pacotes all inclusive esse passeio é extra.

DSC_8345 (800x534)

Durante outros passeios, principalmente caso seja época de baixa do rio, é possível  ver os botos passando no rio, mas a experiência de nadar com eles foi muito divertida e especial.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

O local não é um cativeiro de botos…é a casa de uma família que “treinou” alguns botos que acabam sempre aparecendo por lá. Um moço entra na água com uns peixes de isca e logo os botos já vão chegando perto, pois sabem que poderão descolar uma comidinha.

É bom reservar logo que chegar no hotel porque há uma restrição do número de visitantes por dia (por mais que os botos não seja alimentados, sempre acabam roubando um peixe ou outro, então há uma limitação da quantidade de comida que pode ser dada aos botos para evitar que eles percam a capacidade de buscar alimento por conta própria).

DSC_8279 (800x534)

DSC_8312 (800x534)

Advertisements

2 thoughts on “A Floresta Amazônica – Passeios

  1. Pingback: Amazônia – Como Programar a Viagem, Onde Ficar | Diários de Férias

  2. Pingback: Manaus | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s