Munique na Oktoberfest

???????????????????????????????

A Oktoberfest – evento que acontece em Munique e dispensa maiores apresentações! – começa em meados de setembro e termina no último final de semana de outubro. Como eu queria conhecer tanto a cidade como a festa, deixei para fazer isso de uma vez só.

Acabei indo no último final de semana e apesar de extremamente cheio (os outros são um pouco menos caóticos e já fica a dica: se puder escolher, vá antes, ou, pelo menos, durante a semana!), valeu a pena.

???????????????????????????????

Como a Oktoberfest recebe 7 milhões de turistas, reservar um hotel com antecedência é indispensável. Fui reservar três meses antes e já tinham pouquíssimas opções… Fiquei no Hotel Modern, que era mais barato do que a maioria das alternativas que haviam sobrado e perto da estação central, mas nada demais.

Pra ir pra Orkoberfest pegava o metro até a estação Theresienwiese, mas não tinha como errar: era só seguir a multidão!

A entrada na Oktoberfest é gratuita e acontece em um parque de diversões e por isso, além das famosas tendas de cada cervejaria, tem barracas de comidas, bebidas, e brinquedos típicos de um parque de diversões, como uma roda gigante enorme. E só de ficar assistindo o pessoal bêbado indo nos brinquedos já é uma atração a parte!

??????????????????????????????? ???????????????????????????????  ???????????????????????????????    ???????????????????????????????

A festa reúne gente do mundo todo e alemães de todas as idades. Ao lado de mesas gigantes de amigos, não é raro ver famílias inteiras reunidas. E todos com a roupa típica da Bavária. Eu gostei tanto, que até pensei em comprar um vestido típico pra mim, mas desisti logo depois que vi o preço (mais de cem euros)! A roupa é uma tradição séria para eles.

oktoberfest people

Em dia de semana a Oktoberfest funciona das 10h às 22h30. No final de semana abre às 9h e fecha um pouco antes da meia noite. Pra conseguir sentar, é preciso chegar beem cedo. No último final de semana, só para conseguir entrar em umas das tendas, pelo menos as mais famosas (Hofbräu, por exemplo), é preciso chegar lá antes das 10h ou esperar na fila – e eles dão preferência para os locais.

metrô no domingo às 9h da manhã…

Em tese, você precisa estar sentado para conseguir comprar cerveja. Eu consegui comprar diretamente com os garçons mesmo de pé, ou encostada em alguma mesa… A caneca (gigante!) custava 10 euros.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Lá dentro, a festa conta ainda com bandas e o coro do pessoal local – além das disputas animadíssimas de quem vira a caneca inteira de uma vez só. É bem divertido. Recomendo.

Eu fiquei três dias inteiros em Munique, um só para a Oktoberfest e nos outros dois aproveitei pra conhecer melhor a cidade, passando na festa no máximo no final do dia. Mas daí depende do foco e intenção de cada um!

 

Advertisements

One thought on “Munique na Oktoberfest

  1. Pingback: Berlim em 4 Dias | Diários de Férias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s