Edimburgo

Em 2003 eu estava em Cambridge por uns meses fazendo um curso e a escola montou uma excursão baratex de final de semana pra Edimburgo. Hum, é excursão, mas tá barato e … bom, por que não? Um final de semana não mata ninguém.

E lá fomos nós, eu a Carolina (uma colombiana que estudava comigo) no busão que ia levar a gente pra terra dos kilts. Sim, uma viagem de só um final de semana e eles decidiram que o melhor era perder tempo indo de ônibus, mas excursão é excursão e a gente tem que aceitar o que tem.

E como valeu a pena! Edimburgo é linda e considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. Na minha opinião, o título é merecido. Eu, que amo coisa antiga, fiquei completamente apaixonada andando pela Cidade Velha com aquela arquitetura medieval, me sentindo dentro de um filme da Idade Média.

No final, ir de ônibus teve sua parte boa, porque as paisagens do país são lindíssimas e rendeu uma foto na fronteira Escócia/Inglaterra.

Desde já, oremos pelas fotos/roupas de 11 anos atrás …

Escocia11 (800x523)

Escocia3 (523x800) Escocia10 (525x800)

Confesso que isso foi há muito tempo atrás e eu não vou lembrar nunca o roteiro que fizemos, o hotel ou a região que ficamos, então esse post vai sem dicas práticas mesmo, só pra relembrar o que fizemos por lá.

– Provando o Whisky Escocês

Antes de chegar em Edimburgo, fizemos foi um tour em uma destilaria de whisky, pra entender todo o processo de produção, com direito a uma degustação no final.

Não lembro o nome do lugar, mas pesquisando na internet descobri que a destilaria mais famosa da Escócia é a Destilaria Glenfiddich e a mais antiga é a Destilaria Highland Park. Ambas são abertas à visitação e você pode ver mais informações aqui e aqui.

Em Edimburgo, bem no meio da Royal Mile, tem a Scotch Whisky Experience. Além de oferecer um tour por uma réplica de destilaria, conta a história da bebida e as características dos uísques produzidos nas diferentes regiões da Escócia.

– Cidade Velha – A Royal Mile

A Royal Mile é uma sucessão de várias ruas que vão do Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse. A rua tem uma extensão de mais ou menos 1,8km e pode ser percorrida toda a pé. Além das atrações turísticas, é cheia de bares, restaurantes e lojinhas vendendo uísques, cashmeres escoceses e kilts.

Escocia4 (694x800)

Na Royal Mile também fica a Catedral de St. Giles, com uma arquitetura linda externa e interna, com visitação grátis.

Uma atração que ainda não era aberta ao público quando fui e que gostaria muito de conhecer caso volte para Edimburgo é a Mary King’s Close. A Mary King’s Close foi a rua subterrânea mais movimentada da cidade durante a Idade Média. Naquela época, Edimburgo tinha problemas com falta de espaço, então os mais ricos construíam acima do nível da rua, na Royal Mile, enquanto os mais pobres construíam embaixo. Fechado por muitos anos, o close foi envolto em lendas urbanas, com histórias de fantasmas, assassinatos e vítimas de pragas presas e deixadas lá para morrer. Hoje em dia é explorada comercialmente com tours pelo subterrâneo, contando o cotidiano das pessoas e as diversas lendas que assombram o local.

Em um dos extremos da Royal Mile, fica o Palácio de Holyroodhouse, que vimos só de fora. É a residência oficial da rainha Elizabeth II na capital da Escócia, mas pode ser visitado quando não há membros da família real hospedados. Tickets online aqui.

Escocia (800x470)

Holyroodhouse

No outro extremo, fica o Castelo de Edimburgo. Entrando no Castelo, dispensamos o tour com o guia e resolvemos conhecer o castelo por conta própria, com os audio guides. O Castelo é formado por vários edifícios, então eu reservaria uma manhã pra conseguir explorar com calma. Caso queria evitar as filas, o ticket do castelo pode ser comprado online aqui.

Escocia8 (800x530)

Castelo de Edimburgo

As principais atrações do Castelo são a Stone of Destiny, onde os reis e rainhas eram coroados, as Jóias da Coroa Escocesa, A Prisão de Guerra e a Capela de St. Margaret, o prédio mais antigo da Escócia.

MapaCastelo

Além disso, todos os dias (exceto domingo) os canhões são disparados às 13:00 – One o’clock gun. Outro ponto que vale a pena é o Castle View, de onde se tem uma visão panorâmica de Edimburgo.

Escocia7 (800x521)

One O’Clock Gun

Escocia6 (800x530)

Castle View

Escocia5 (800x533)

Castle View

Vale muito a pena visitar o site  do Castelo, que além de um mapinha bacana, traz várias outras informações, inclusive sobre os eventos que acontecerão no dia que você planeja sua visita.

– Cidade Nova

Como tivemos bem pouco tempo, acabamos dando só uma passadinha bem rápida pela Cidade Nova. A Cidade Nova, na verdade, pra nós brasileiros pode ser considerada bem velha, porque começou a ser construída entre 1765 e 1850, quando não havia mais espaço na Cidade Velha.

edinburgh-city-center

A principal rua dessa parte da cidade é a Princes Street, onde estão várias lojas fast fashion, além de restaurantes e bares.

Entre a Princes Street e a Royal Mile está o Princes Street Garden, que separa a parte velha e a parte nova da cidade. A ligação entre elas se dá pelo The Mound, onde também ficam a National Gallery, a Royal Scottish Academy, o Bank of Scotland e outras atrações pra quem estiver com mais tempo. Do parque se tem uma ótima vista do Castelo, que está ali todo fotogênico, caso o clima ajude.

No final da Princes Street, fica o Calton Hill, que tem diversos monumentos, mas a atração turística mais famosa é mesmo a vista da cidade! A subida é rapidinha, só 10 minutos, e dá pra dar a volta na colina, propiciando fotos lindas de vários ângulos de Edimburgo. Se estiver frio, é bom se preparar! Se em Edimburgo já venta, na colina a coisa fica mais gelada ainda.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s