Islândia  Dia 5 – Vik, Dyrhólaey, Reynisfjara Beach, Vulcão Katla

O dia começou com bastante chuva e foi assim até o final. Tínhamos programado para visitar o viewpoint de Dyrhólaey no começo do dia e acabamos até desencanando, porque a visibilidade estava bem ruim.

Então, partimos direto para a Reynisfjara Beach, uma praia de areia preta linda, com colunas de basalto na lateral esquerda. O clima fechado até que combinou com o lugar e fiquei bem impressionada com aquela beleza tão diferente do que estamos acostumados a ver.

Reynisfjara Beach

Foi ótimo ter ido cedo à praia nesse dia, porque ela estava vazia! Na hora que estávamos indo embora, as excursões começaram a chegar e a paisagem que era praticamente preta e branca ficou menos bonita cheia de pontinhos coloridos dos casacos impermeáveis rs!!

Enquanto eu ainda era o único pontinho colorido na foto …

Se a maré não estiver alta, é possível contornar as colunas de basalto e ir pela areia até uma caverna natural que se forma na costa. Dali, você tem a visão de Reynisdrangar, umas rochas que sobrem do mar. Eu nunca assisti, mas dizem que é um dos cenários de Game of Thrones (e, se tem uma coisa que essa séria sabe, é escolher locação bonita).

Reynisdrangar

Nosso próximo programa era uma visita às cavernas de gelo formadas no glaciar do Vulcão Katla, que só pode ser realizada com agência. Fechamos com a Artic Adventures e escolhemos a opção de eles já nos pegarem em Vik.

Encontramos nosso guia e um daqueles super jeeps e partimos em direção às highlands até o glaciar do Vulcão Katla. Descemos do carro, nos equipamos com os nossos capacetes e grampones e fizemos uma trilha bem curta até alcançar a principal caverna de gelo do lugar.

Ice caves

A paisagem é muito linda, com os contrastes da areia preta vulcânica, os picos nevados e o azul do gelo.

Para falar a verdade, eu gostaria de ter feito a visita às cavernas de gelo do Vatnajokull Glacier, mas esse tour só começava na segunda semana de outubro. Se estiver lá, esse é um dos tours mais populares (e dizem que um dos mais bonitos) para as cavernas de gelo.

Há vários tours para várias cavernas de gelo, em diversos glaciares. Uma informação legal de saber é que essas cavernas de gelo surgem e desaparecem com muita rapidez. Elas tem duração de mais ou menos 6 meses. Então, muitas vezes, as cavernas que você vai ver não são, necessariamente, as mesmas que aparecem na foto do tour.

Glaciar do Vulcão Katla

Esse foi um dos piores dias de chuva da viagem e acabamos aproveitando para almoçar com calma e refazer o nosso supermercado em Vik. Almoçamos na Smiðjan Brugghús, uma hamburgueria e cervejaria artesanal, com vários tipos de cerveja gostosas para degustar.

Se tivesse escolhido não dar a volta da ilha e tivesse passado por Vik do novo no meu retorno a Reyjavik (como falei nesse post), com certeza teria revisitado alguns pontos que passamos nesse dia com tempo melhor.

Na cidade também está a Vik i Myrdal Church, que tem uma vista bonita para o mar nos dias de tempo bom.

Esse dia decidimos nos hospedar mais perto das atrações do dia seguinte e dormimos perto de Kalfafell, no Hotel Klaustur, um dos mais confortáveis que ficamos na viagem.

PARA LER TODOS OS POSTS DA ISLÂNDIA:

Islândia – Informações Práticas e Roteiro Geral

Islândia Dia 1 – Reykjavik

Islândia Dia 2 – Blue Lagoon

Islândia Dia 3 – Golden Circle: Thingvellir, Strokkur Geysir, Kerid Crater e Gullfoss

Islândia Dia 4 – Seljalandsfoss, Skogafoss, DC3 Plane Wreck

Islândia  Dia 5 – Vik, Dyrhólaey, Reynisfjara Beach, Vulcão Katla

Islândia  Dia 6 –  Fjaðrárgljúfur Canyon, Svartifoss, Jokursalon Lagoon e Diamond Beach